Fechar menu lateral

O ar ocupa espaço: experiência com copo e papel

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

 

Material:
● 1 Copo;
● 1 Copo furado;
● 1 Recipiente com água;
● Um pedaço de papel higiênico.

Procedimentos e perguntas:
1 – Encha o recipiente com água.
2 – Coloque o papel higiênico no fundo do copo, amassando até ficar preso.
3 – Mergulhe o copo no recipiente com água, com a boca voltada para baixo, como mostra na imagem.
Copo com papel ao fundo, sendo submerso em água com a boca do copo voltada para baixo
4 – Retire o copo da água e remova o papel.
5 – Verifique se o papel está seco ou molhado.

a) O que aconteceu com o papel usando o copo sem defeito? Qual característica do ar foi comprovada neste experimento?

b) O resultado foi o mesmo quando utilizado um copo com um furo? Explique.

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como as propriedades gerais dos gases. Instigue seus alunos a levantarem hipóteses para questionamentos como: Por que não enxergamos o ar? Nós conseguimos enxergar outros tipos de gases? Quais? Qual a composição dos gases da atmosfera terrestre? Ela é uma mistura homogênea ou heterogênea?

Instrua os alunos a descartarem os materiais corretamente ao final da aula (água na pia, papel higiênico no lixo e outros materiais nos locais adequados).

O experimento “O ar ocupa espaço?” é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.