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Propriedades da água: mudanças de densidade

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

 

Material:

● 1 pedaço de batata;
● 1 copo com água;
● 1 colher;
● Sal;
● Álcool absoluto;
● Cubo de gelo;
● Caixinha de suco congelada;
● Caixinha de suco sem congelar;
● Recipiente com água onde a caixinha possa ficar deitada.

Procedimentos e perguntas:

1 – Pegue a batata e coloque na água. Ela flutua ou afunda? Registre:

2 – Pegue 1 colher de sal e coloque na água. Mexa até dissolver. Coloque mais 1 colher e mexa novamente. Coloque mais uma colher e observe o que vai acontecendo. Registre:

3 – Coloque mais sal na água até o ponto que o sal não dissolva mais.
4 – Agora pegue a batata. Coloque-a na água super salgada.
Ela flutua ou afunda ?

5 – Agora, explique o que você observou, baseado no que você aprendeu. Para sua orientação: a água salgada é mais densa ou menos densa que a água não salgada? Explique a sua conclusão:

6 – Encha um copo com álcool absoluto e coloque um cubo de gelo (de água). Ele flutua ou afunda? Como você explica esse fenômeno?

7 – Em um recipiente maior, coloque uma caixinha de suco deitada na água. O que ocorre? Por quê?

8 – Faça o mesmo, mas agora com a caixinha de suco congelada. Verifique se ela está furada ou danificada. O que ocorreu? Por quê?

 

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como densidade as diferentes substâncias, mistura de substâncias, as diferentes características da água doce (rios) e água salgada (mares e oceanos), possíveis alterações nas condições das águas causadas pela poluição (despejo de esgoto sem tratamento, resíduos químicos, etc), dentre outros.

Instigue os alunos a levantarem hipóteses para questionamentos como: “por que boiamos na água do mar?”, “o mesmo fenômeno seria observado se trocássemos o sal por outra substância, como o açúcar, por exemplo?”. Em relação ao uso do álcool, levante questionamentos sobre o gelo se comportar de forma tão diferente, afundando no recipiente: e se existisse um gelo feito de álcool, ele afundaria? Por que a água congelada boia na água líquida, mas afunda no gelo? Essa pode ser uma oportunidade para explorarmos a natureza das substâncias, além de permitir visualmente a construção de deduções e conclusões sobre densidade, conceito de difícil compreensão.

Instrua os alunos a descartarem os materiais corretamente ao final da aula.

O experimento sobre mudanças de densidade é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.