Propriedades do ar: compressibilidade e expansibilidade

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:
● 1 Seringa descartável sem agulha.

Procedimentos e perguntas:
1 – Puxe o êmbolo da seringa, preenchendo-a com ar.
2 – Tampe com o dedo a extremidade da seringa, como mostra a ilustração, isolando certo volume de ar dentro dela:

Seringa de plástico, com dedo pressionando a saída
3 – Com a outra mão, empurre o êmbolo, apertando o ar dentro da seringa. Não force muito, basta apertar um pouco.
4 – Sem destampar a seringa, solte o êmbolo que estava pressionado.

Agora observe e responda às questões abaixo:

a) O que você observou ao empurrar o êmbolo?

b) O que aconteceu dentro da seringa que ajuda a explicar essa observação?

c) O que você observou ao soltar o êmbolo?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como as propriedades gerais dos gases. Instigue seus alunos a levantarem hipóteses para questionamentos como: Por que não enxergamos o ar? Nós conseguimos enxergar outros tipos de gases? Quais? Qual a composição dos gases da atmosfera terrestre? Ela é uma mistura homogênea ou heterogênea? Como as diferenças de temperatura e pressão influenciam os gases? Se comprimirmos os gases utilizando toda nossa força, ele mudaria de estado (gasoso para líquido)? Quando isso pode ocorrer?

O experimento sobre compressibilidade e expansibilidade do ar é uma atividade muito rápida e pode ser realizada combinada a outras atividades similares, desde que os materiais já estejam disponíveis. O correto aproveitamento dessa aula ocorrerá diante do direcionamento do professor, não limitando as conclusões nem encerrando o assunto rapidamente. Deve haver espaço para o questionamento, para a hipótese, para a dúvida. Ao longo das interferências dos alunos, outros exemplos podem ser dados, como gases liquefeitos, seu comportamento e seus ricos.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.