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O ar tem massa?

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

 

Material:
● 1 Balança de precisão;
● 1 Balão.

Procedimentos e perguntas:
1 – Com auxílio de um instrutor, ligue a balança e observe se está no número zero.
2 – Pegue o balão vazio e coloque em cima da balança. Anote no espaço abaixo o seu peso (peso inicial do balão).
3 – Com o mesmo balão em mãos, enche-o de ar.
4 – Com o balão cheio, coloque-o em cima da balança. Anote no espaço abaixo o seu peso:

Peso inicial do balão:

Peso final do balão:

a) Observando os resultados e pensando no que estudamos, houve diferença no valor registrado na balança? Por quê?

b) Qual seria então o peso do ar no balão?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como as propriedades gerais dos gases, a natureza do átomo e das substâncias, dentre outros. Instigue seus alunos a levantarem hipóteses para questionamentos como: Se o ar tem massa, por que não sentimos seu peso? Diferentes gases têm diferentes massas? Do que é composto o ar que respiramos? O que é pressão atmosférica? Por que quando estamos em lugares com altitudes elevadas temos dificuldade para respirar?

Oriente cuidadosamente os alunos ao manipularem a balança de precisão. O local no qual ela for colocada não pode sofrer trepidações nem deslocamento de ar. Sabemos da dificuldade em se obter uma balança com esse nível de precisão; uma alternativa seria a utilização de balanças digitais de cozinha, com precisão de no máximo 0,1g, e pesarmos muitas bexigas vazias juntas, dentro de um saco plástico, e após cheias pesarmos todas elas novamente, comparando as diferenças nos valores registrados e calculando aproximadamente as mudanças por bexiga. Instrua os alunos a descartarem os materiais corretamente nos locais adequados ao final da aula.

O experimento “O ar tem massa?” é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis e o tempo de uso da balança seja controlado.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.