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Testando púrpura de metacresol e azul de metileno como indicadores de pH

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

 

Objetivo: Utilizar os indicadores azul de metileno e púrpura de metacresol como indicadores para classificar substâncias ácidas e básicas.

Material:

● 10 tubos de ensaio;
● Conta-gotas ou pipeta;
● Fita indicadora de pH (ou papel de tornassol – totalmente opcional);
● Vinagre;
● Limão;
● Detergente;
● Leite de magnésia;
● Hidróxido de sódio a 0,1 mol/L.

Procedimento:

– Nos tubos de 1 a 5 adicione 2mL de soluções:
No tubo 1 de vinagre;
No tubo 2 de suco de limão (puro);
No tubo 3 de detergente;
No tubo 4 de leite de magnésia;
No tubo 5 de hidróxido de sódio.

– E em seguida adicione duas gotas de indicador azul de metileno.

O que você observou quando adicionou solução de vinagre, suco de limão, detergente, leite de magnésia e hidróxido de sódio com o indicador azul de metileno? Complete o esquema a seguir registrando as cores obtidas após a mistura. Após sua observação, você verificou se há substâncias ácidas, básicas ou neutras

Tubo 1:
Tubo 2:
Tubo 3:
Tubo 4:
Tubo 5:

– Nos tubos de 6 a 10 adicione 2mL de soluções:
No tubo 6 de vinagre;
No tubo 7 de suco de limão;
No tubo 8 de detergente;
No tubo 9 de leite de magnésia;
No tubo 10 de hidróxido de sódio;

– E em seguida adicione duas gotas do indicador púrpura de metacresol.

O que você observou quando adicionou solução de vinagre, suco de limão, detergente, leite de magnésia e hidróxido de sódio com o indicador púrpura de metacresol? Complete o esquema a seguir registrando as cores obtidas após a mistura. Após sua observação, você verificou se há substâncias ácidas, básicas ou neutras?

Tubo 6:
Tubo 7:
Tubo 8:
Tubo 9:
Tubo 10:

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

Oriente seus alunos a manipularem com muita cautela todas as substâncias irritantes, corrosivas e/ou oxidantes, tais como água sanitária, soda cáustica, etc. Se possível, peça para que usem luvas de látex (além do jaleco, que é imprescindível) para evitarem contato direto com essas soluções e minimizarem os riscos de queimaduras ou outros acidentes.

Ao final da prática, oriente os alunos para que descartem o conteúdo dos tubos de ensaio em local apropriado (de preferência, num grande recipiente contendo água, a fim de diluir as soluções e evitar reações químicas indesejadas na pia).

A aula prática “Testando indicadores de pH” é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.