Fechar menu lateral

Alternativas para o uso das TICs com crianças – criando um quebra-cabeça com JClic

No último post, ensinamos a elaborar um caça-palavras utilizando o JClic. Hoje, exploraremos o recurso de elaboração de quebra-cabeças. Os quebra-cabeças são muito úteis para trabalhar a coordenação motora, a concentração e a atenção aos detalhes, mas com criatividade o professor pode criar materiais relacionados ao seu conteúdo, inserindo elementos lúdicos que possam atuar como aliados na compreensão de um tema.

 

Se você ainda não conhece o JClic e não sabe como instalá-lo, clique aqui para ter acesso a essas instruções.

 

No post anterior, ensinamos a abrir um projeto no JClic para iniciar a construção de uma atividade. A atividade que iremos propor hoje pode tanto ser vinculada ao próprio projeto anterior quanto integrar um projeto totalmente novo. 

 

Para criar um novo projeto: ao abrir o “JClic Author”, clique em “Ficheiro > Novo Projeto”, informe o nome do projeto e da pasta a ser criada, e selecione a pasta na qual deseja salvá-lo. Clique em Ok. Para criar uma nova atividade num projeto já existente: ao abrir o “JClic Author”, clique em “Abrir ficheiro” e selecione a pasta de seu computador na qual seu projeto foi salvo. Clique em “abrir”. Após feito esse processo, você pode alterar elementos como o nome do projeto e a sua descrição.

 

Em “Actividades”, ao clicar no ícone laranja na parte superior esquerda da tela, será aberta uma janela com as opções de atividades a serem criadas. Acreditando ser a ferramenta mais interessante, trabalharemos com o quebra-cabeça duplo. Ao clicar-se sobre a opção “Quebra-cabeça duplo” e inserir o nome da atividade, uma tela para a configuração das informações será aberta.

 

Na aba “Opções”, é possível inserir a descrição da atividade, bem como selecionar o tempo máximo para que o aluno a finalize, o número de tentativas permitidas, se for o caso, e um contador de acertos. O professor deve selecionar ou desmarcar as opções segundo seus objetivos previstos para a atividade.

 

A aba “Janela” é parecida com a que já vimos na atividade anterior. À esquerda, é alterado o plano de fundo da tela da atividade, e à direita, altera-se a cor dos painéis de jogo. No campo “Mensagens”, podem ser inseridas, se desejar, a mensagem inicial do jogo, a mensagem final e a mensagem de erro. Não é obrigatório que o professor insira frases para todas essas situações.

 

A aba “painel” é a mais importante nas configurações do jogo. Na sub-aba “grelha”, é possível definir o número de peças do jogo, e o tamanho aproximado das mesmas. Para isso, basta alterar os valores nos campos correspondentes. Os números da linha superior alteram o número de linhas e colunas para a inserção das peças (e consequentemente estabelece o número de peças), e os números da linha inferior estabelecer o tamanho das peças, tanto em largura quanto em altura. Na mesma aba, em “Imagem”, ao clicar sobre o retângulo ao lado da palavra é possível carregar a imagem que constituirá o quebra-cabeça, e na primeira linha da grelha é possível definir as formas das peças. A melhor opção é “Encaixes (conexões) curvos”.

 

Na sub-aba “distribuição”, o professor deverá definir como deseja que os painéis do jogo sejam apresentados ao aluno. Por exemplo: na opção AB, as peças do quebra-cabeça aparecerão à esquerda e ele será montado à direita; na opção BA, o contrário.

 

Clicando na seta verde disponível ao lado do ícone de iniciar nova atividade, o professor pode visualizar como o jogo será apresentado ao aluno.

 

Uma vez concluída a elaboração da atividade, o professor deverá salvá-la clicando em “Ficheiro>guardar”. É importante que o professor saiba em que pasta o arquivo está sendo salvo, pois é a partir deste arquivo que seus alunos poderão fazer a atividade. Caso não saiba, pode-se clicar em “guardar como”, e salvar o arquivo em uma pasta conhecida.

 

Como reproduzir a atividade criada

Para a reprodução da atividade, o computador do aluno deve ter o software JClic instalado, além do arquivo da atividade em si. Normalmente, os arquivos são salvos compactados, mas é simples extraí-los, em programa próprio do windows, ou em programas específicos de compactação de arquivos, como WinRar ou Peazip. Feito isso, basta abrir o programa JClic (dessa vez não o JClic Author), e clicar em “Ficheiro > abrir ficheiro”, e selecionar o arquivo da atividade. Ela se abrirá imediatamente.