O ar ocupa espaço: a bexiga e o funil

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:
● 1 funil;
● 1 recipiente;
● 1 bexiga (balão);
● Fita adesiva.

Procedimentos e perguntas:

1 – Ponha água no recipiente. O nível da água deve ficar um pouco acima da metade.
2 – Prenda a bexiga no bico do funil.
3 – Mergulhe o funil no recipiente com água, com a boca mais larga do funil voltada para baixo, como mostra na imagem.

Funil com bexiga amarrada em sua extremidade mais estreita, sendo colocado dentro da [agua com a porção voltada para baixo

1) O que aconteceu com a bexiga?

2) Explique o que você observou. E por que isso aconteceu?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos, até mesmo a alunos de faixa etária menor.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como as propriedades gerais dos gases. Instigue seus alunos a levantarem hipóteses para questionamentos como: Por que não enxergamos o ar? Nós conseguimos enxergar outros tipos de gases? Quais? Qual a composição dos gases da atmosfera terrestre? Ela é uma mistura homogênea ou heterogênea?

Instrua os alunos a descartarem os materiais corretamente ao final da aula (água na pia, bexigas usadas no lixo reciclável e outros materiais nos locais adequados).

O experimento “O ar ocupa espaço?” é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.