Avaliação de células do epitélio da cebola

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:

● 1 cebola;
● 1 Lâmina;
● 1 Lamínula;
● Papel toalha;
● Álcool;
● Água;
● Azul de metileno (ou violeta genciana);
● Microscópio.

Procedimentos e perguntas:

1 – Limpar lâmina e lamínula com papel toalha e álcool, deixando secar bem e cuidando para que não haja nenhum fiapo, deve também identificar sua lâmina.
2 – Retirar uma pequena porção da estrutura vegetal a ser analisada e depositar sobre sua lâmina.
3 – Pingue uma pequena quantidade de água sobre a estrutura, tampe com a lamínula e observe ao microscópio
4 – Remova a lamínula e pingue algumas gotas de corante azul de metileno ou violeta genciana sobre a amostra. Tente remover um pouco do excesso de corante lavando com algumas gotas de água e removendo na própria lâmina (etapa não obrigatória).
5 – Coloque a lamínula novamente e observe ao microscópio.

Agora, desenhe as células que acabou de visualizar com as estruturas que conseguiu ver, com corante e sem corante:

Responda às questões abaixo:

a) As células que você observou tinham cor? Por quê?

b) Alguma célula estava com aspecto diferente das outras? Se sim, dê motivos para isso ter ocorrido.

c) Você observou alguma estrutura que é exclusiva das células vegetais? Se sim, aponte quais.

d) Qual parte da planta você utilizou para ver as suas células? Aponte se percebeu alguma relação entre o que você observou e a parte da planta que utilizou.

e) Deu algo errado na experiência? O quê?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

Como é uma atividade que envolve o uso de microscópio, ou seja, um equipamento relativamente caro, recomenda-se que os alunos tenham sido previamente instruídos a manipulá-lo, reduzindo os riscos de acidentes durante a aula.

Para a preparação das lâminas, recomendamos o uso de uma cebola, por ser de fácil obtenção e por poder ser manipulada com uma lâmina de barbear ou bisturi. Orientamos que o professor manipule os materiais nessa fase, já que envolve o uso de materiais cortantes. O uso do corante é absolutamente opcional caso o objetivo da aula seja promover a observação dos contornos das células, que serão muito evidentes pelas paredes celulares espessas, mas o uso do corante permite visualizar melhor as camadas de células e os núcleos. Você pode coletar células obtendo uma fina camada da superfície abaixo da casca da cebola (puxando cuidadosamente) ou, ainda, soltar um dos anéis e puxar a “pelinha” que mantém os anéis como estruturas individualizadas (o resultado fica até melhor em relação à qualidade da lâmina, mas é necessário um pouco mais de habilidade para fazê-lo, embora não seja difícil). Nessas células, não será feita nenhuma observação de cloroplastos, visto que células da cebola são aclorofiladas.

Oriente seus alunos a prestarem atenção ao aproximarem a platina do microscópio às lentes objetivas, atentando-se para não encostarem a lâmina nas objetivas e não correrem o risco de quebrá-la ou arranharem/sujarem as lentes.

Caso haja recurso disponível, é interessante montar uma lâmina antes da aula e deixá-la exposta, acoplando um microscópio óptico a uma televisão para que os alunos saibam o que procurar quando forem observar suas lâminas. Outras opções seriam apresentar imagens prontas obtidas na internet antes ou durante a aula (em Datashow ou fotografia).

Por fim, instrua os alunos a descartarem o material em locais apropriados (os restos de tecido vegetal e papel-toalha no lixo, lâminas num recipiente contendo água e detergente e lamínulas em outro). Oriente-os também a guardar os microscópios adequadamente, certificando-se de que foram desligados da tomada, de que as objetivas estão posicionadas corretamente e de que as lâminas foram retiradas da platina.

A aula prática de avaliação de células de epitélio vegetal é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.