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Propriedades da matéria: substâncias e misturas

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

 

Objetivo: Ajudar a desenvolver conceitos como de mistura de líquidos (polares e apolares) e densidade das substâncias.

Material:

● Água;
● Óleo de cozinha;
● Sal;
● Corante à base de óleo;
● 2 béqueres menores e 1 béquer maior;
● Balança de precisão (opcional)

Procedimento:

1. (Procedimento opcional) Encher dois béqueres, um com água e outro com óleo. Colocar cada um dos béqueres sobre a balança e registrar os valores obtidos.

Volume de óleo (mL):

Massa de óleo (g):

Volume de água (mL):

Massa de água (g):

2. Adicione corante ao béquer que contém óleo. Misture.
3. Encher um béquer maior com ¾ de água e completar com o óleo já misturado com o corante.

Faça um desenho registrando o que você observou:

4. Com base nas informações que você obteve na etapa 1 do experimento (tabela), elabore um a explicação para a situação observada após a etapa 3 do procedimento:

5. Adicione uma colher de sal à mistura e anote o que você observou.

6. Pense, discuta com seus colegas e elabore uma explicação para a situação observada na etapa 5:

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

Como é uma atividade cuja ideia é ser totalmente produzida pelos alunos, deve-se instruí-los a manterem a calma e terem cuidado para que não derramem corante ou óleo durante o experimento. Ao final da prática, oriente os alunos para que descartem o conteúdo dos béqueres em local apropriado.

A aula prática “Substâncias e misturas” é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais já estejam disponíveis.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.