Decomposição

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Objetivo: Ajudar a desenvolver conceitos como: processos de transformação da matéria orgânica e inorgânica, ciclo dos nutrientes, além de possibilitar discussão sobre a problemática do lixo.

Você já pensou no que aconteceria se nada apodrecesse e tudo fosse amontoado ao nosso redor?

No solo existem muitos seres vivos que são os responsáveis pelo apodrecimento ou decomposição dos materiais. Esses seres vivos desarrumam ou desmontam os restos de animais e plantas que morrem, transformando-os em substâncias. Essas substâncias misturam-se com o solo tornando-o fértil. Nesta experiência nós observaremos o apodrecimento de alguns materiais do solo, anotaremos as observações numa tabela e depois discutiremos os resultados.

Material:

● Jornal velho;
● Terrário construído pela sua equipe;
● Pedaço de plástico;
● Pedaço de madeira;
● Prego

Procedimento e perguntas:

1. Forre a bancada com jornal (a limpeza ao final é de responsabilidade da equipe);
2. Abra seu terrário;
3. Cave, cuidadosamente um pedaço do terrário para enterrar o pedaço de plástico, outro para a madeira e outro para o prego;
4. Desenhe um esquema mostrando o terrário visto de cima e sinalize em que local colocou cada um dos itens que você enterrou.
5. Quando você fez o terrário, você colocou cascas de frutas ou legumes. Tente localizar essas cascas e verifique se estão da mesma maneira de quando foram colocados. Escreva se houve diferença.

6. Agora, acompanhe se ocorrerá diferença com todos os materiais enterrados:

O que ocorreu:

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a observação de diversos conteúdos de forma integrada, como cadeias alimentares, equilíbrio de ecossistemas, camadas do solo, ciclo dos nutrientes, importância e diversidade de organismos decompositores, dentre outros.

Recomenda-se que essa aula aconteça após a aula “Construindo um terrário”, visto que, para que haja a decomposição, são necessários componentes como substrato (terra + areia), umidade e organismos responsáveis pela degradação da matéria orgânica (minhocas, fungos, bactérias presentes no solo). Desta maneira, o tema “Decomposição” seria uma boa forma de dar continuidade à aula que trata da construção do terrário.

Como é uma atividade cuja ideia é ser totalmente produzida pelos alunos, deve-se instruí-los a manterem a calma e terem cuidado com o excesso de sujeira produzida (cobrir as mesas com jornais ou realizar a atividade em local mais aberto podem auxiliar).

Durante a observação do terrário, a adição da água precisa ser cuidadosamente monitorada. O terrário não pode ficar demasiadamente molhado, assim como também não pode secar por completo. Em relação à observação das fases da decomposição, é necessário que os alunos recebam instruções direcionadas ao que deve ser observado, já que o excesso de informações pode confundi-los em relação ao direcionamento do olhar do aluno. Há diferença entre os diferentes materiais introduzidos no terrário? Quais? Por que as casca de legumes se decompõem mais depressa? Por que o plástico e o prego continuam quase da mesma maneira como foram colocados? Para onde vai os materiais que “desaparecem” através da decomposição?, dentre outras possíveis induções.

A montagem do experimento sobre decomposição construção é uma atividade extremamente rápida, e consistirá apenas na inserção dos objetos na terra. O grande foco está na observação. Sugerimos que essa observação seja feita semanalmente. Os alunos podem inserir os objetos no terrário logo que ele seja montado, ou fazê-lo algumas semanas depois, quando o foco dos alunos já estiver distante da presença de animais vivos. Paralelamente a essa aula, pode-se colocar uma fatia de pão em um saquinho fechado e pedir que os alunos observem as transformações, tentando sugerir destinos possíveis para os materiais que estão “sumindo” e traçando paralelos com as observações realizadas no terrário.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.