Produzindo flashcards com Goconqr

Os flashcards são cartões com informações de ambos os lados, e tem sido difundidos como ferramentas de auxílio à memorização. Cada cartão pode apresentar uma pergunta de um lado, e a resposta do outro, ou um nome de conceito de um lado e sua definição do outro. No ensino de biologia, por maiores que sejam os esforços dos professores em não supervalorizar a memorização de termos, como nomes de estruturas e classificações, muitas vezes é necessário conhecê-las, mesmo que de maneira mais contextualizada. É possível criar flashcards como instrumentos de aprendizagem de forma mais ampla, permitindo, por exemplo, a construção de relações entre termos  específicos da biologia e um fato cotidiano, por exemplo. Dessa forma, entendemos o uso de flashcards como uma ferramenta importante para estimular a construção de associações. O professor é plenamente livre para usar sua criatividade e produzir flashcards que sejam mais adequados aos seus objetivos e sua realidade.

É importante ressaltar que essa ferramenta é centrada no estudo individual do aluno, mas nada impede que ela seja utilizada em sala de aula como um teste rápido de conhecimentos (assumindo características de aulas gamificadas), se assim o professor julgar necessário.

O professor, após ter feito login em sua conta da Goconqr, deve clicar em “criar > FlashCards” (instruções sobre como criar a conta podem ser conferidas aqui).

O recurso é bastante simples. Nos cards azuis o professor deve inserir as informações da frente; nos verdes, o verso. Para digitar no cartão, basta clicar sobre ele. É possível adicionar imagens que deem suporte ao conteúdo do card. Caso prefira, o professor também pode alterar as cores dos cards utilizando as ferramentas da barra superior. Ao inserir a imagem, uma barra de ajustes será aberta na parte inferior do card. Nela o professor poderá definir melhor a posição da imagem e do texto que a acompanha, se for o caso.

Para abrir um novo card, deve-se clicar, na barra superior de ferramentas, em “Inserir card” e um novo flashcard se abrirá.

Há também a opção de “Importar Flashcards”, com a qual é possível inserir o texto de quantos flashcards quiser a partir de um arquivo de excel (essa ferramenta é bastante útil quando o professor quer criar o conteúdo dos flashcards num momento em que está sem internet, por exemplo). O arquivo deverá ter informações para a parte da frente do card na primeira coluna e para o verso na segunda coluna. Todas as informações devem ser digitadas sem o uso de fórmulas, e não pode haver células em branco entre uma informação e outra. Para que as informações possam ser enviadas para a plataforma do Goconqr, o arquivo deve ser salvo no formato CSV. O professor deve, portanto, após ter inserido suas informações na planilha, salvar o arquivo como CSV (separado por vírgula). A partir desse recurso só não é possível importar imagens; estas devem ser inseridas na própria plataforma da Goconqr.

Após o arquivo CSV ter sido salvo no computador, deve-se clicar em “Importar Flashcards” e, realizar o upload do arquivo salvo, clicando em “Procurar arquivo CSV” e localizando-o na pasta salva do computador do usuário na janela que se abrirá. Ao carregar a planilha para a plataforma, seu nome aparecerá na janela. O professor deve clicar em “enviar” para que as informações sejam automaticamente carregadas nos flashcards.

Na parte superior da página, há um campo para a inserção do nome do conjunto de flashcards criado. Ao clicar sobre “sem título”, será aberta uma janela e nela devem ser digitadas informações importantes dos cards, bem como algumas configurações de privacidade. Assim como na criação de mapas mentais, a versão gratuita do Goconqr não permite a criação de arquivos privados, mas é possível definir se outros usuários poderão fazer cópia do arquivo. Ao concluir, clicar em “salvar”.

Ao clicar no ícone de uma pasta com engrenagem, disponível na porção esquerda superior da barra de ferramentas, o professor poderá compartilhar os arquivos com seus alunos. Ao clicar em “social”, ele poderá copiar um link e colá-lo para compartilhar em suas redes sociais, ou via whatsapp diretamente com seus alunos. O processo é o mesmo que ocorre para o compartilhamento dos mapas mentais.

Esse link da acesso a um conjunto de flashcards criado para exemplificar esse post: https://www.goconqr.com/pt-BR/flashcard/22362896/Caracter-sticas-dos-animais