Alternativas para o uso das TICs com crianças – criando um jogo da memória com JClic

No último post, ensinamos a elaborar um quebra-cabeças utilizando o JClic. Hoje, exploraremos o recurso de elaboração de um jogo da memória. Esse tipo de atividade é absolutamente importante para utilização com crianças, pois permite trabalhar a concentração e a memorização de nomes, imagens ou estruturas. O jogo pode ter o conteúdo plenamente adaptado ao conteúdo trabalhado e utilizado para reforçar ou complementar um tema já previamente desenvolvido em sala.

Se você ainda não conhece o JClic e não sabe como instalá-lo, clique aqui para ter acesso a essas instruções.

Para iniciar a criação do jogo, é necessário abrir o programa JClic Author e criar um projeto ou abrir algum já pré-existente. Se você ainda não sabe como fazer isso, clique aqui e confira as instruções.

Com o projeto já aberto no programa, o usuário inicia a criação de sua atividade clicando na aba “Actividades”, e em seguida no ícone “Actividades”, ícone laranja na parte superior esquerda da tela. Na janela que é aberta com as opções de atividades a serem criadas, deve selecionar a opção “Jogo da memória”, inserir um nome para a atividade e clicar em ok.

O processo de configuração do jogo é semelhante ao das outras atividades. Na aba “opções”, configura-se atributos como o tempo da atividade, a contagem de tentativas e acertos; em “janela” definem-se cores para o fundo e quadro central da atividade; em “mensagens”, podem ser inseridas instruções para o início do jogo, mensagens de erro ou de parabenização pela conclusão de uma atividade; e por fim, a aba “painel” é a mais importante, onde se insere os elementos da atividade propriamente dita.

Uma vez na aba “Painel > grelha”, o usuário deve utilizar a barra de controle de linhas e colunas para estabelecer quantos elementos deseja inserir no seu jogo da memória. Para inserir uma imagem no jogo, o professor deve clicar sobre cada quadro da grelha, e na janela que se abrirá deve-se clicar no campo “imagem” para realizar o upload de uma imagem disponível no computador do usuário. Para melhor efeito estético, é desejável que todas as imagens utilizadas tenham o mesmo tamanho, de modo a não deixar espaços em branco nos cartões de memória. Na mesma janela, também é possível inserir texto junto à imagem, e alterar seus parâmetros, como posição, cor e tamanho. Atenção: o professor não deve inserir elementos repetidos, pois a repetição será feita pelo próprio programa na execução no jogo. É importante preencher todos os quadros com uma imagem diferente, de modo a não deixar nenhum espaço em branco, pois caso contrário o jogo será aberto com lacunas.

Clicando na seta verde disponível ao lado do ícone de iniciar nova atividade, o professor pode visualizar como o jogo será apresentado ao aluno. O número de quadros será duplicado em relação ao que foi preparado pelo professor, a fim de garantir que todas as imagens tenham seu par. O aluno deverá selecionar uma imagem, que ficará visível, e clicar em outro quadro, que também ficará visível. Quando as imagens forem correspondentes, elas ficarão permanentemente abertas; quando não houver correspondência entre as imagens, a primeira imagem clicada será omitida, e o aluno poderá tentar selecionar outro quadro. Caso ele queira omitir a última imagem, basta clicar sobre ela novamente.

Uma vez concluída a elaboração da atividade, o professor deverá salvá-la clicando em “Ficheiro>guardar”. É importante que o professor saiba em que pasta o arquivo está sendo salvo, pois é a partir deste arquivo que seus alunos poderão fazer a atividade. Caso não saiba, pode-se clicar em “guardar como”, e salvar o arquivo em uma pasta conhecida.

Como reproduzir a atividade criada

Para a reprodução da atividade, o computador do aluno deve ter o software JClic instalado, além do arquivo da atividade em si. Normalmente, os arquivos são salvos compactados, mas é simples extraí-los, em programa próprio do windows, ou em programas específicos de compactação de arquivos, como WinRar ou Peazip. Feito isso, basta abrir o programa JClic (dessa vez não o JClic Author), e clicar em “Ficheiro > abrir ficheiro”, e selecionar o arquivo da atividade. Ela se abrirá imediatamente.