Alternativas para o uso das TICs com crianças – criando um caça-palavras com JClic

O JClic é um software livre e de código aberto projetado para o desenvolvimento de jogos educativos personalizados. Apesar de não funcionar em aparelhos celulares (o que constitui uma limitação do software), o programa roda nos principais sistemas operacionais de computadores desktop e notebooks, como Windows, Linux e Mac OS. O software é, portanto, uma ferramenta muito útil para exploração em salas de informática. Embora seja possível compartilhar arquivos de atividades para uso de outros professores, o software é desenvolvido para que o próprio professor crie seus conteúdos e os disponibilize para seus alunos.

Para desenvolver os jogos, o primeiro passo é instalar o programa. Para tanto, o usuário deve acessar o site oficial do software (https://clic.xtec.cat/legacy/en/jclic/), clicar em “Downloading and installation”, e clicar sobre o link de instalação relativo ao sistema operacional do seu computador. Como a grande maioria dos usuários brasileiros utiliza Windows, indicaremos o uso da plataforma nesse sistema.

Preparando o programa

Após a realização do download e consequente instalação, o software está pronto para uso. Para produzir um jogo, o usuário deve abrir o programa. Caso não esteja na área de trabalho, pode-se buscar por “JClic Author” na barra de buscas próxima ao menu iniciar. O software será iniciado. Ao abrir o programa, o primeiro passo é definir em que pasta do computador o usuário deseja salvar seus projetos. Para tanto, basta selecionar a melhor opção na janela que será aberta após a inicialização do software.

A tela inicial do JClic é um pouco confusa num primeiro momento, porém com algumas instruções o usuário consegue produzir seus materiais de forma auto instrutiva. Como o software possui recursos para a produção de diferentes tipos de jogos, dividiremos as informações em postagens diferentes, na expectativa de apresentar formas distintas de trabalho com a plataforma a partir de diferentes tipos de atividades. Neste post, apresentaremos possibilidades de utilização da plataforma para a construção de caça-palavras.

Criando o caça-palavras

Para iniciar a elaboração de um caça-palavras com JClic, deve-se clicar, na tela inicial do programa, em “Ficheiro> Novo Projeto”. O usuário deve digitar, na janela subsequente, o nome da atividade/projeto que deseja criar, e selecionar a pasta de seu computador na qual deve ser salvo o arquivo. Feito isso, o sistema retornará à página inicial, porém com a informação referente ao projeto preenchida. Neste momento, os itens da página ficam editáveis, como a descrição da atividade, autores do projeto, etc. Não é obrigatório o preenchimento das informações desta aba.

Após concluir essa etapa, o usuário deve clicar na aba “Actividades”. Há um botão pequeno, na lateral esquerda da página, que inicia a criação da atividade propriamente dita. Uma janela será aberta com várias opções disponíveis para criação. Como nossa proposta é criar um caça-palavras, o usuário deve selecionar a opção “Sopa de letras”, digitar o nome da atividade, e clicar em ok.

Na aba “Opções”, o usuário pode ajustar na seção “Contadores”, o tempo máximo para a atividade (se desejar) e o contador de tentativas, apenas mantendo a opção selecionada e inserindo o número que melhor se adequa às necessidades.

Migrando para a aba “Janela”, o usuário pode definir as cores de seu caça-palavras. Em “Janela principal>cor de fundo”, ele pode alterar a cor do fundo externo ao espaço onde o caça-palavras irá aparecer, e em “Janela de jogo>cor de fundo” pode-se definir a cor do caça-palavras.

Caminhando para a aba “Mensagens”, o usuário poderá definir quais são as mensagens que o aluno irá receber referentes a cada ação no sistema. Em “Mensagem inicial”, deve-se escrever qual é a mensagem que o aluno verá ao iniciar a atividade (exemplo: Localize 5 nomes das partes das plantas). Em “mensagem final”, o usuário deve escrever a frase a ser apresentada quando o aluno concluir a atividade (exemplo: Parabéns! Você conseguiu!).

Na aba “Painel”, navegando pelas ferramentas de edição à esquerda, é possível ajustar o número de linhas e colunas do caça-palavras, bem como a sua largura. À direita, em “palavras escondidas”, é possível inserir as palavras que o aluno deverá encontrar. Após inserir todas elas, basta clicar na região na qual deseja-se inserir cada uma delas e digitar nos espaços correspondentes. Pode-se dispor as palavras em qualquer direção.

Na barra de ferramentas, há uma seta verde. Ao passar o mouse sobre ela, uma mensagem é mostrada (“Testar o funcionamento da actividade”). Clicando sobre o ícone, as outras letras são preenchidas randomicamente, e o professor poderá visualizar como a atividade será mostrada ao aluno. Ele poderá marcar a palavra encontrada arrastando o mouse sobre todas as letras.

Uma vez concluída a elaboração da atividade, o professor deverá salvá-la clicando em “Ficheiro>guardar”. É importante que o professor saiba em que pasta o arquivo está sendo salvo, pois é a partir deste arquivo que seus alunos poderão fazer a atividade. Caso não saiba, pode-se clicar em “guardar como”, e salvar o arquivo em uma pasta conhecida.

Como reproduzir a atividade criada

Para a reprodução da atividade, o computador do aluno deve ter o software JClic instalado, além do arquivo da atividade em si. Normalmente, os arquivos são salvos compactados, mas é simples extraí-los, em programa próprio do windows, ou em programas específicos de compactação de arquivos, como WinRar ou Peazip. Feito isso, basta abrir o programa JClic (dessa vez não o JClic Author), e clicar em “Ficheiro > abrir ficheiro”, e selecionar o arquivo da atividade. Ela se abrirá imediatamente.