Fermentação

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:

● 3 tubos de ensaio (pode ser trocado por uma garrafinha pequena, guardadas as proporções);
● Água morna;
● 1/ 2 colher (café) de açúcar (0,5g);
● 1 colher (café) rasa de fermento de pão (cerca de 1g);
● Bexigas de aniversário.
● Barbante ou fita adesiva para prender as bexigas ao tubo de ensaio.

Procedimentos e perguntas:

1 – Identifique corretamente os 3 tubos de ensaio, cada um contendo os seguintes itens:

Tubo 1:

– açúcar (0,5g)

Tubo 2:

– Fermento de pão (1g)

Tubo 3

– Açúcar (0,5g)
– Fermento de pão (1g)

2 – Prenda uma bexiga de aniversário na entrada de cada tubo (faça esta etapa rapidamente). Todos os tubos ficarão sobre a mesa durante 15 a 20 minutos.
3 – Após este tempo, registre os resultados:

Tubo 1, situação da bexiga:

Tubo 2, situação da bexiga:

Tubo 3, situação da bexiga:

Agora, responda as questões:

a) De acordo com o que você estudou sobre fermentação, o que significa a bexiga ter enchido?

b) Algum tubo tinha seres vivos? Qual(is) tubo(s)? Quem são eles?

c) Por que a água deveria estar morna em todos os tubos?

d) Houve abundância de gás carbônico nos tubos da experiência? Por quê?

e) Qual a função do açúcar nessa experiência?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a observação de diversos conteúdos de forma integrada, como diversidade de microrganismos (fungos), importância dos microrganismos, percepções sobre respiração, diferenças e similaridades da respiração das leveduras e outros seres vivos, dentre outros.

Todas as quantidades de material dessa experiência foram pensadas para tubos de 15cm de altura x 2cm de largura. Caso utilize recipientes diferentes, é necessário modificar.

Oriente seus alunos a não exagerarem na quantidade de líquidos de cada tubo de ensaio, para que a levedura não “transborde” para dentro do balão no decorrer da aula. O recomendável é que a água fique a aproximadamente ⅓ do volume do tubo. É importante instruir os alunos a identificarem os diferentes tubos antes de iniciar a experiência, se atentando para não confundi-los e adicionar componentes errados a cada tubo de ensaio. Lembre-se de pedir para que verifiquem se as bexigas foram colocadas corretamente e se estão íntegras, caso contrário, o fermento pode transbordar e sujar a bancada ou mesmo não encher.

Esta aula requererá um tempo de execução bem planejado, visto que o crescimento da bexiga só ocorrerá após 15 a 20 minutos. A água deve estar morna (nunca quente), mas se o clima estiver bem frio pode haver demora na produção de gás, visto que a água perde calor rapidamente. Neste caso, sugerimos aumentar a quantidade de fermento. Outro ponto de atenção está na apresentação do fermento: fermentos liofilizados tendem a gerar resultados mais rapidamente do que na apresentação em tabletes, considerando um mesmo volume de fermento utilizado. Em geral, a quantidade de açúcar não precisa ser demasiada para que a bexiga tenha crescimento rápido. Se preferir, pode deixar os tubos em banho-maria ou solicitar a algum aluno que os segure, aquecendo-o com o calor do corpo. Enquanto isso, o professor deve aproveitar para explicar como ocorre a fermentação, adequando nível de abordagem e linguagem ao nível de conhecimento de seus alunos. Vídeos que explicam o processo de fermentação em situações concretas, como a fabricação do pão, são bem vindos.

Por fim, instrua os alunos a descartarem o material em locais apropriados (bexigas no descarte de plástico, tubos de ensaio na pia ou em local apropriado).

A aula prática de fermentação é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, mas deve-se atentar às condições climáticas para administrar a quantidade de fermento a ser colocado. É possível o desenvolvimento dessa aula dentro da sala, caso não haja outro espaço para executá-la. Essa experiência não gera nenhum resíduo tóxico para os alunos.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.