Fechar menu lateral

Seneca – utilizando recursos digitais para monitorar o aprendizado

A Seneca é uma plataforma de aprendizagem multidisciplinar de conteúdos, do ensino fundamental II ao ensino médio (com conteúdo exclusivo para o ENEM), com conteúdos e atividades pré-definidas. Nela o professor pode realizar o monitoramento de atividades, avaliar dificuldades específicas da turma ou de alunos e identificar possíveis dificuldades dos alunos em função do seu estilo de aprendizagem. A plataforma permite o cadastro gratuito de professores, alunos e famílias, e pode ser incluído como recurso no cotidiano da sala de aula, caso haja possibilidade de utilização da plataforma em casa ou em sala de informática da própria escola.  Embora não possua app, a Seneca permite o acesso responsivo em navegadores para celular.

Criando uma conta e administrando a plataforma (para professores)

O primeiro passo é acessar o site https://www.senecalearning.com/pt-BR/ e clicar em “cadastre-se”, ou “professores, usem de graça”. Após responder algumas perguntas básicas e cadastrar e-mail e senha, o professor já terá acesso à plataforma. O professor deve criar uma turma clicando em “criar turma”, disponível na parte superior direita da tela.

Dentro da turma criada, a plataforma solicitará a inserção de outras informações, como a(s) disciplina(s) correspondente(s) à atividade do professor na turma e as instruções para adicionar novos alunos.  A adição de novos alunos poderá ser feita de algumas maneiras: o professor poderá copiar e colar o link da turma criada e compartilhar com seus alunos via whatsapp ou outras redes; também será possível enviar o convite via e-mail ou compartilhar no google classroom, caso utilize. Outra opção é informar aos alunos o código da turma para cadastro; neste caso, ele pode produzir na própria plataforma pequenos cartões com instruções, que podem ser impressos e entregues aos alunos. Para que um aluno entre numa sala, é necessário que ele tenha cadastro prévio na plataforma.

Uma vez adicionados os alunos na turma, o professor deve iniciar uma atividade. Para isso, deve clicar em “criar atividade”. Em seguida, deverá selecionar a disciplina na qual deseja aplicar a tarefa, selecionar o assunto (ou assuntos) e marcar os alunos aos quais a atividade se destina. A plataforma já possui materiais prontos e caso o professor ainda não os conheça, é possível analisar cada atividade clicando em “visualizar” ao lado de cada tópico. Também é possível ver todos os conteúdos da plataforma clicando em “ver conteúdo”, na página inicial do professor. O último passo é nomear a atividade, selecionar uma data de início e de término, e clicar em “atualizar”. Assim que a atividade for criada, ela imediatamente passa a estar disponível para todos os alunos cadastrados na sala.

Na tela inicial do professor, ele terá acesso ao número de estudantes cadastrados, o número de disciplinas e atividades, e poderá utilizar as ferramentas laterais para monitorar o progresso dos alunos. No campo “atividades”, o professor pode clicar sobre a atividade que deseja monitorar, e será aberta uma tela na qual estará registrado o progresso dos alunos, como as atividades concluídas, o tempo gasto, a maior e a menor nota (o aluno pode tentar responder a atividade mais de uma vez) e a média. O número de tentativas do aluno pode indicar o quanto ele se esforçou para assimilar o conteúdo. No campo “estatísticas”, é possível alinhar todas as atividades indicadas, e a nota obtida por todos os alunos, permitindo uma visualização rápida do progresso e comprometimento de cada um. Também é possível gerar um arquivo de excel com todas as informações da tela.

O ponto negativo da plataforma é a impossibilidade de criação de conteúdo personalizado, tanto em relação aos testes quanto aos materiais de estudo. Entendemos que a plataforma é pensada como complemento da atividade docente em sala de aula, devendo o professor analisar minuciosamente as atividades que são mais coerentes com seu trabalho. Porém, consideramos um bom recurso para ser utilizado no período de pandemia, como modo de monitoramento da rotina de estudos e da identificação de alunos com mais dificuldades de aprendizagem, ou quando do retorno das atividades presenciais, como indicação de atividades extra-classe.