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Como produzir podcasts educacionais com Anchor

Em tempos de isolamento social, professores e professoras de todo o país se veem diante do desafio da busca por ferramentas digitais que possam auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem. As videoaulas vêm ganhando espaço significativo em muitas realidades escolares, mas sabemos que, em diversas realidades, as dificuldades com uma internet de qualidade podem comprometer a garantia de acesso dos alunos a todos os recursos disponibilizados pelas escolas durante este período. Dessa forma, é de fundamental importância pensarmos em outras ferramentas digitais que possam ser aliadas na diminuição dessas diferenças. Acreditamos que o podcast é uma ferramenta extremamente útil, por vários motivos: devido ao fato de o conteúdo ser somente áudio, um professor sem experiência em produção de conteúdo digital terá maior facilidade de produção; é mais simples, e rápido de produzir; requer apenas um dispositivo celular ou o próprio computador, com um microfone simples, para produzir; é leve, e pode ser ouvido e baixado por alunos que possuam condições limitadas de acesso à internet, diferentemente dos vídeos, que demandam maior banda de internet.

 

Há diversos aplicativos gratuitos disponíveis na internet para a produção de podcasts, mas hoje abordaremos a potencialidade do Anchor. Disponível para acesso web e mobile, o Anchor é um programa de produção de podcasts muito utilizado até mesmo por podcasters profissionais. Sua facilidade de uso e a possibilidade de publicação integrada às diversas plataformas de podcasts, apesar de não ser o objetivo principal de nosso post, podem ser fatores importantes que justificam a capacitação de professores nessa plataforma. Apesar de ainda não estar traduzida para a língua portuguesa, a plataforma é bastante intuitiva e apresenta poucos botões, evitando que o usuário se perca no processo de produção.

 

Para acessá-la, é necessário baixar o app “Anchor” no celular ou acessar https://anchor.fm. Ao clicar em “Sign in” e realizar cadastro, o usuário poderá acessar todas as funcionalidades da plataforma. 

 

Caso o professor tenha interesse em publicar seu podcast em plataformas destinadas a esse fim, é imprescindível que ele crie um nome para seu podcast, seguido de uma descrição, e uma imagem que o represente. Para fazê-lo, é necessário procurar, na página principal após o login, o texto “Set up your podcast > Go to podcast setup”. Caso prefira produzir o podcast diretamente, sem passar por essa etapa, o primeiro passo é clicar em “New Episode” para iniciar a produção. 

 

O usuário terá à disposição 4 itens de menu para produzir seu podcast: 

 

Em “Record”, é possível gravar as falas diretamente na plataforma, bastando ativar seu microfone (não recomendamos utilizar o microfone do próprio celular ou computador, para evitar ruídos; um microfone integrado ao fone de ouvido de um celular já pode ser uma opção melhor). Também é possível, na lateral direita, carregar áudios previamente gravados e armazenados no computador ou celular. Ainda é possível carregar vídeos com tamanho de até 200Mb; neste caso será extraído apenas o áudio do vídeo. Essa funcionalidade é interessante para professores que queiram disponibilizar suas aulas gravadas como vídeo também na modalidade áudio; neste caso, é importante que o professor se atente a garantir que não haverá prejuízo de interpretação, visto que no vídeo é possível agregar recursos visuais que não estarão disponíveis no modelo podcast.

 

Em “Messages”, é possível que os ouvintes do seu podcast enviem áudios com perguntas para o seu podcast; esses áudios podem ser inseridos num episódio como um trecho de áudio gravado. Para professores que buscam construir os primeiros podcasts, essa ferramenta é apenas um recurso acessório que pode ou não ser utilizado.

 

“Library” é o local no qual todos os trechos de áudio gravados ou inseridos na plataforma são armazenados; um mesmo trecho de áudio pode, inclusive, ser armazenado neste espaço para aproveitamento em outros episódios (como introdução de podcasts, ou finalização dos mesmos).

 

“Transitions” é o repositório de efeitos de áudio que podem ser inseridos no seu podcast, para torná-lo mais dinâmico. Podem ser inseridos trechos que funcionem como vinheta de abertura, encerramento, ou ainda alguns efeitos podem ser dispostos ao longo do áudio, de modo a separar blocos de informação, ou adicionar um efeito interessante para o assunto que está sendo abordado.

 

Na aba à direita, o usuário pode combinar todos os trechos gravados, definindo a ordem de entrada, e adicionando efeitos nos pontos que deseja. Para definir que um trecho deve entrar neste espaço, basta clicar no sinal de + que aparece em todos os áudios inseridos, bem como nas transições. Depois de inseridos, os áudios podem ser movidos arrastando-se o trecho para a posição desejada. Também é possível realizar cortes para separar áudios; para tanto, basta clicar nos 3 pontos que aparecem ao lado do trecho inserido, e clicar em “Split into multiple segments”. Ao recortar um áudio, automaticamente ele será separado em dois. Caso um deles não seja necessário, basta deletá-lo.

 

Além desses recursos, também é possível adicionar músicas de fundo para as falas. Ao lado de cada trecho de áudio gravado ou inserido, há um símbolo de nota musical acrescido de um sinal de +; com este recurso é possível selecionar músicas para compor o fundo das falas do episódio.

 

Ao terminar a edição de um episódio, basta clicar em “Save episode”, digitar um nome e uma descrição para o mesmo e clicar em “Publish Now”. Nesta etapa, caso o podcast ainda não tenha nome, descrição e imagem, a plataforma pedirá que isso seja feito.

 

A plataforma permite que o usuário autorize o Anchor a distribuir seu podcast nos principais agregadores disponíveis, como PocketCast, Google podcast, iTunes, Spotify, dentre outros. O usuário pode optar ou não por distribuí-lo. Imediatamente após, o usuário terá acesso a uma tela onde será possível extrair o link do episódio para compartilhamento, embedar o código html num site ou blog próprio, um mesmo compartilhar diretamente no Facebook ou Twitter.

 

Na aba superior, em “Episodes”, o usuário pode clicar nos 3 pontos localizados à direita de cada episódio e baixá-lo na íntegra, se for mais interessante para compartilhar em grupos de whatsapp com os alunos, por exemplo.

 

Bônus – dicas para criar um podcast

 

Seguem algumas dicas para melhor aproveitamento do recurso de podcast nas aulas:

 

1 – Ambiente: escolha um ambiente silencioso e com menor chance de produzir ecos na hora da captura de voz. Isso deixará a voz mais limpa e trará maior qualidade para o podcast.

 

2 – Defina um formato e duração de cada episódio: para professores, o formato de “falar sobre um assunto” pode ser bem interessante, mas é preciso saber que há outras possibilidades para uso de um podcast, como uma conversa com um convidado, contação de histórias, dentre outros. A dinâmica do podcast também pode ser estruturada em partes. Ex: vinheta de abertura > cumprimento padronizado aos alunos e apresentação do tema > leitura e explicação das principais dúvidas de aulas anteriores > assunto do dia > despedida. Também podem ser produzidos episódios específicos para tirar dúvidas, ou explicar assuntos específicos.

 

3 – Ajuste algumas músicas para serem fixas no seu podcast, principalmente as de abertura e finalização. Também é possível definir algumas transições fixas para quadros específicos do episódio. Isso deixa o podcast dinâmico e promove identificação dos alunos com o seu conteúdo.

 

4 – Faça um roteiro antes de gravar. A cadência do discurso falado em situações informais é bastante diferente da de um vídeo ou podcast. Em algumas situações, não há problema em falar naturalmente com seus alunos, mas muitos professores possuem uma cadência de fala mais lenta e pausada, o que pode deixar o podcast pouco atrativo para os alunos. Lembre-se que o podcast é gravado, e caso os alunos não entendam algo, podem voltar e ouvir quantas vezes acharem necessário. Encontre a maneira mais simples e confortável de produzir os seus podcasts.

 

5 – Atente-se a variações de entonação de voz: num podcast, os alunos não poderão ver o professor, tampouco se apoiar em qualquer recurso visual. Sendo assim, toda a atenção estará voltada para sua voz. Esse cuidado é extremamente importante em podcasts onde será contada uma história, por exemplo, mas o potencial das variações de entonação pode ser um forte aliado na produção de um podcast mais atrativo.

 

6 – Não se cobre tanto: no início, parecerá que os podcasts produzidos são ruins e os recursos não foram aplicados da melhor forma, mas esse sentimento é normal. Com o tempo, será possível ajustar e melhorar as produções. Não espere estar perfeito para produzir. Produza!