Transformação física da água: ebulição

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:

● 1 termômetro -10°C a 110°C;
● 1 becker de 250 mL (pode ser um recipiente pequeno de vidro resistente);
● Lamparina*;
● 1 suporte metálico*;
● 1 tela de amianto*;
● Fósforo;
● Álcool absoluto (não recomendamos o uso de querosene).

*Pode ser substituído por um fogão portátil ou por aquecedores elétricos de água, mas que só devem ser manipulados pelo professor a fim de garantir a segurança.

ATENÇÃO: O TERMÔMETRO NÃO DEVE SER MANIPULADO OU BALANÇADO ENQUANTO ESTÁ NA ÁGUA. ELE PODE QUEBRAR COM FACILIDADE.

Procedimentos e perguntas:

1 – Coloque o becker sobre o suporte contendo 50mL de água da torneira e solicite ao professor que acenda a lamparina colocando álcool e acendendo com o fósforo.
2 – Observe a temperatura da água enquanto o fogo a aquece.

Responda às questões abaixo:

a) Em qual temperatura a água começou a ficar bem quente (mesmo que ainda não tenha fervido)?

b) A água chegou a ferver a ponto de borbulhar? Se sim, em qual temperatura?

c) Qual foi a maior temperatura que você registrou? Como estava a água?

d) Qual a temperatura na qual você esperava que a água fervesse? Sua hipótese foi confirmada?

e) Se você continuasse observando a experiência por mais 30 minutos, você acha que a água começaria a diminuir dentro do becker? Por quê?

f) Para onde vai o vapor que sai do becker quando a água está bem quente?

g) Quando fervemos água numa panela tampada, a tampa fica molhada por dentro? Por que isso ocorre, se o que está subindo é vapor?

h) O vapor da água que está subindo é água na forma gasosa ou na forma líquida?

i) Como você relacionaria a tampa da panela molhada à formação das nuvens?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

A atividade, se for bem desenvolvida e trabalhada em sala, permite a abordagem de diversos tópicos, como ponto de ebulição da água e de diferentes substâncias, a diferença do ponto de ebulição da água pura e da água misturada com outros componentes (exemplo: sal), a ebulição da água em diferentes altitudes, dentre outros.

Todos os materiais pensados para a aula podem ser substituídos por uma panela e fogão, caso seja a única alternativa a adotar. Neste caso, é importante estar num ambiente seguro para o professor e para os alunos. Não utilize microondas sob nenhuma hipótese para aquecer a água!

Permita que os alunos deduzam as temperaturas que a água deverá atingir em cada mudança observável que ela sofrer. Instrua-os a manusearem o termômetro cuidadosamente, evitando movê-lo quando estiver dentro do vidro quente. É importante orientar os alunos a manterem uma distância de segurança da fonte de calor e da água em ebulição, assim evitando acidentes.

A prática de ebulição da água é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, desde que os materiais estejam disponíveis. Porém, a velocidade do aumento da temperatura da água dependerá da fonte de calor utilizada. Caso considere um problema o uso do fogo para a segurança dos alunos, orientamos que a manipulação do béquer quente seja feita pelo professor.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.