Socrative: uma ferramenta eficiente para aplicação de testes elaborados

Assim como o kahoot, ferramenta tratada no post anterior, Socrative é uma plataforma de aplicação de questionários, porém, sua principal diferença é que ele permite a inserção de perguntas mais longas, com alternativas também maiores. É ideal para testar a aprendizagem de conteúdos nos quais não seja possível uma abordagem muito direta.

Para se cadastrar na plataforma comece acessando https://socrative.com/ e, clicando em “Sign Up for free” você realiza seu cadastro na modalidade gratuita. No celular, esse cadastro também pode ser feito no app “Socrative Teacher”.

Após o login, a tela inicial contém todas as informações necessárias para administrar a plataforma. Caso a tela inicial não esteja na língua portuguesa basta alterar clicando sobre o nome cadastrado no canto superior direito da tela, seguido de “profile” e “demographics”. Nessa tela pode-se alterar a língua do aplicativo para língua portuguesa.

Você tem direito a criar uma sala gratuita clicando na opção “salas”. Para ter mais salas é necessário aderir ao modo pró, que é pago. Para editar o nome da sala você deve clicar no lápis ao lado do nome padrão criado automaticamente pelo sistema, mas este nome deve ser único, pois é a partir dele que os alunos terão acesso aos materiais.

Essa plataforma permite a realização de uma série de testes, mas focaremos na aplicação de questionários, pois eles permitem inserir perguntas mais longas, bem como alternativas longas, além de permitirem a inserção de questões discursivas. Para criar um questionário, vá até a aba “testes”, “adicionar teste” e “criar novo”.

Após criar seu teste nomeie-o e comece a digitar as perguntas. Você pode criar três tipos de questão diferentes: múltipla escolha, verdadeiro/falso ou resposta curta. A modalidade “resposta curta” permite que o aluno responda a perguntas discursivamente, produzindo textos maiores. No caso de questões discursivas, é possível adicionar respostas corretas como sugestões para que o sistema corrija a questão. Isso só funciona caso a resposta seja curta, preferencialmente se tiver uma ou duas palavras. Para respostas mais longas o sistema registrará a resposta, mas entenderá a resposta como incorreta, devendo esta ser corrigida pelo professor. Em todas as modalidades, a pergunta pode ser maior, e a plataforma permite a inserção de imagens que podem ser utilizadas como apoio para a compreensão da questão. Após concluir cada questão, não se esqueça de salvar. Ao terminar o questionário, clique em “salvar e sair”.

Para iniciar a aplicação concomitante do teste, é necessário clicar na aba “iniciar”, “teste”. Selecione o teste a ser aplicado, clique em próximo e marque as opções pré-indicadas mais interessantes para você. Nessas opções é possível permitir que os alunos respondam em qualquer ordem, mas a ordem das perguntas e alternativas é randomizada entre os testes. Assim, os alunos terão dificuldade para consultar a resposta dos colegas. Caso prefira, o professor pode ele próprio controlar o fluxo das perguntas enquanto o teste acontece. É importante solicitar que o aluno cadastre seu nome para permitir uma correção mais adequada.

O aluno tem acesso ao teste pelo app “socrative student” ou pelo endereço https://b.socrative.com/login/student/. Ele deve apenas inserir o nome da sala, e caso o teste exija, cadastrar seu nome. Após responder a todas as perguntas, os alunos devem concluir seu teste. É possível que o aluno entre novamente na sala e cadastre o mesmo nome, portanto é necessário instruir os alunos na seriedade do registro. O teste poderá ser feito enquanto o professor o mantiver aberto em seu login. Ao clicar em “concluir”, o teste é automaticamente encerrado e não permite mais respostas.

Após o encerramento da atividade pelo professor, ele pode gerar relatórios simplificados ou baixar todas as respostas dos alunos individualmente, para permitir uma correção mais adequada. Na aba “relatórios”, selecione o teste que deseja verificar e, em seguida, clique em “relatórios”. Selecione os tipos de relatórios a serem gerados e o modo de arquivamento.