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O que são Spin-Offs?

O que são Spin-Offs?

Descubra o que são Spin-Offs e a sua importância para os desenvolvimento tecnológico e surgimento de novos negócios.

Introdução

Os Spin-Offs são um modelo de negócio que surge como uma oportunidade de expansão e/ou inserção em uma nova parcela do mercado ou nicho diferente. Confira o nosso artigo para compreender o universo dos Spin-Offs e como elas afetam o mercado.

> O que são Spin-Offs?

> Tipos de Spin-Offs 

> Spin-off corporativa

> Unidade de negócios (Business Unit – BU)

> Joint Ventures

> Spin-off acadêmica

> Spin-Offs Acadêmicos 

> Auxiliando Spin-Offs Acadêmicos 

O que são Spin-Offs?

Os chamados “Spin-Offs”, no eixo empresarial, são organizações ou produtos criados a partir de negócios já existentes. O conceito começou a ser aplicado durante a década de 1960 nos centros de pesquisa do Vale do Silício, Califórnia. 

Após testes, criar o Spin-off de uma empresa se mostrou uma estratégia vantajosa e lucrativa. A maior das vantagens é a possibilidade de aproveitar todo o conhecimento e estrutura já consolidada para expandir e inovar os empreendimentos.

A maioria dos spin-offs surge em momentos nos quais a empresa principal apresenta bons resultados financeiros, e há a possibilidade de ampliar a receita diversificando, por exemplo, produtos. A  empresa de cosméticos e perfumes brasileira, Boticário, por exemplo, possui os spin-offs “Eudora” e “Quem Disse, Berenice?”, que além de proporcionar novas experiências aos seus clientes, atinge novos públicos.

Spin-offs também são criados em casos opostos, quando uma  empresa passa por dificuldades e, para se estabelecer, cria um novo segmento. Esse movimento, embora arriscado, pode fazer com que as chances de sobrevivência e recuperação financeira aumentem.

Tipos de Spin-Offs 

Conheça os principais tipos de Spin-Offs existentes no mundo dos negócios: 

Spin-off corporativa: É uma empresa criada a partir de outra organização já existente. 

Em 2016, a Sony anunciou que sua divisão de games seria separada oficialmente do negócio principal. Dessa forma, surgiu a Sony Interactive Entertainment, que passou a investir 100% de seus esforços em produtos e serviços da Playstation.

Unidade de negócios (Business Unit – BU): O serviço, produto ou negócio que atua sob a guarda da corporação fundadora, sendo uma espécie de departamento ou setor, não uma nova empresa à parte.

Joint Ventures: São empresas criadas a partir de um acordo entre duas ou mais companhias. 

Em 2001, a Sony e a companhia sueca Ericsson anunciaram a formação de uma Joint Venture com o propósito de reverter o cenário ruim de vendas de celulares, assim nasceu a  Sony Ericsson.

 

Spin-off acadêmica: Segundo a definição do professor da Universidade Case Western, em Ohio, e pesquisador de novos negócios, Scott Shane, um “spin-off” acadêmico é uma empresa criada para explorar uma propriedade intelectual gerada a partir de um trabalho de pesquisa desenvolvido em uma instituição acadêmica. Esse tipo de Spin-off é muito comum em NITs e incubadoras, como o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).  

Conheça mais sobre elas abaixo. 

Spin-Offs Acadêmicos 

Como já mencionado, spin-offs acadêmicos são empresas desenvolvidas dentro de universidades ou outros tipos de instituições de ensino. Todos os produtos, serviços e soluções oriundos desses negócios também são considerados spin-offs acadêmicos, desde que ele advinda  de um conhecimento gerado na instituição. 

Sendo assim, os spin-offs acadêmicos são uma das principais formas de transferência de tecnologia da universidade para a sociedade. Os empreendedores por trás de um spin-off acadêmico podem ser pesquisadores, professores, estudantes ou técnicos de uma instituição de ensino e pesquisa.

Da mesma forma, em um primeiro momento, os integrantes da empresa podem não estar associados com a instituição, mas podem licenciar uma tecnologia de uma universidade e empreender, assim, também constituir um spin-off acadêmico.

Essas empresas apresentam um grande impacto no desenvolvimento econômico, especialmente no local de sua operação, promovendo uma grande movimentação  financeira, gerando empregos e influenciando o investimento no desenvolvimento de pesquisas, o que favorece a criação de novas tecnologias.

A Âmbar, umas das empresas componentes da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Critt, é um exemplo de Spin-Off acadêmica de sucesso.

Auxiliando Spin-Offs Acadêmicos 

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) conta com uma série de  programas e iniciativas que podem auxiliar os interessados em abrir uma spin-offs, seja ela acadêmica ou não. 

O departamento de Empreendedorismo do Critt, especializado no auxílio de empresas e startups, e a Incubadora de Base Tecnológica (IBT), realizam diariamente o atendimento a pesquisadores e empresários que apresentam uma ideia de negócio. Além disso,  promovem de forma sazonal programas para o desenvolvimento de ideias. 

Um dos nossos principais exemplos de programa do Critt focado na aceleração de ideas e startups é o SpeedLab. O programa tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de startups (negócios inovadores de base tecnológica), trabalhando desde a fase validação da solução e do modelo de negócio proposto até a elaboração do produto mínimo viável (MVP).

Conheça mais sobre o Speed Lab aqui.

Solicite o auxílio ao nosso setor de Empreendedorismo e descubra mais mais informações na página do Setor de Empreendedorismo ou pelo telefone (32) 2102-3435 ramal 204.

 

Créditos 

Autor: Karla Edwirges

Revisão: Vinicius Hoki

Designer: Tamires Yukie

 

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