Fechar menu lateral

Quem foi Ada Lovelace e quais foram suas contribuições para a ciência e tecnologia

Quem foi Ada Lovelace e quais foram suas contribuições para a ciência e tecnologia

Descubra quem foi Ada Lovelace e conheça todo o seu legado no universo da tecnologia e programação moderna.

Ada Lovelace: conheça a primeira programadora da história

Ada Lovelace: conheça a primeira programadora da história

‎‎

Introdução

A história de Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora da história, é um testemunho inspirador de sua contribuição marcante de mulheres para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Nascida em 1815, em Londres, Lovelace foi criada em um ambiente onde a matemática e a lógica eram valorizadas, direcionando seus interesses desde cedo para as ciências exatas.

Continue a leitura de nosso artigo e veja como Ada Lovelace ajudou a moldar a linguagem de programação que é a base para o desenvolvimento tecnológico moderno.

 

> Ada lovelace

> Menções

Ada lovelace

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, também conhecida apenas como Ada Lovelace, foi uma mulher de extrema importância como  programadora e um dos grandes nomes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Ada também é creditada como como inventora do primeiro algoritmo para ser processado em uma máquina.

Por ser filha do poeta boêmio Lord Byron, um dos principais autores do romantismo inglês e autor de uma das versões de Don Juan, sua mãe, a baronesa Anne Isabella Milbanke, conhecida como Lady Byron, a influenciou para não seguir os caminhos do pai. Por isso,  desde sua infância, Ada Lovelace voltou seus interesses às ciências exatas.

Nascida em 10 de dezembro de 1815, em Londres, a Condessa de Lovelace, por ter criado fascínio por matemática e lógica, na juventude, conheceu Mary Sommerville. Também matemática e cientista inglesa, Sommerville se tornou amiga e mentora de Lovelace e a apresentou ao renomado matemático britânico Charles Babbage.

Com Babbage, Ada conheceu a Máquina Analítica, apontada como o primeiro projeto para computador de uso geral. Posteriormente, Lovelace foi solicitada a traduzir um artigo do matemático e engenheiro italiano Luigi Federico Menabrea, que falava justamente da pesquisa principal de Charles Babbage

Além de traduzir, ela complementou o artigo com notas de sua própria autoria. Apesar de suas anotações só serem republicadas cem anos depois de sua morte,o reconhecimento por seu trabalho fizeram-na ser referenciada como a primeira programadora da história. Alan Turing, conhecido como “pai da computação moderna”, fez referência ao trabalho de Lovelace em suas pesquisas. Por fim, as atribuições ao artigo de Babbage feitas por ela deram origem a um algoritmo criado para ser processado em máquinas.

Ada Lovelace Casou-se, aos 20 anos, com William Lord King, tornando-se Lady Lovelace em 1838. Após dar à luz sua filha, adoeceu e aos 36 anos de idade, Lady Lovelace morreu, devido a um câncer no útero.

 

Menções

Em 2016, na cidade de Londres, foi inaugurada a faculdade Ada National College for Digital Skills “, voltada ao ensino de tecnologia. Em 27 de julho de 2018, o senador americano Ron Wyden estabeleceu 9 de outubro comoDia Nacional Ada Lovelace, como forma de honrar a vida e suas contribuições “como uma das principais mulheres em ciências e matemática” da história. 

Conheça os serviços do Critt:

Descubra todas as formas como o Critt pode ajudar a desenvolver a sua pesquisa, invento ou ideia inovadora e tecnológica.

Veja também todas as nossas soluções, programas e eventos para ajudar no crescimento e expansão da sua empresa!

Saiba mais aqui!

Créditos

Você também vai gostar de ler:

O que é propriedade intelectual e quais são as formas de protegê-la? ão e ao empreendedorismo no Brasil 

Posso patentear? Descubra as características de uma patente e o processo de registro de marca

O que é Transferência de Tecnologia? 

3 ferramentas infalíveis para transformar sua ideia em um negócio de sucesso 

Posso patentear? Descubra as características de uma patente e o processo de registro de marca