Fechar menu lateral

5 LIVROS PRA SER MAIS INOVADOR EM 2023

5 LIVROS PRA SER MAIS INOVADOR EM 2023

 

Se você está em busca de novas leituras para aprimorar sua carreira ou deseja se aprofundar no universo da inovação, você está no lugar certo! 

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), selecionou 5 livros imperdíveis que abordam modelos de negócios, criatividade e inovação para ajudá-lo a mudar a forma como lida com problemas e a identificar novas oportunidades. 

 

1 – O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen

Nesta obra, o autor apresenta uma análise profunda sobre os desafios enfrentados pelas empresas na era da inovação e como é possível superá-los. O autor Clayton M. Christensen mostra que as empresas muitas vezes fracassam ao inovar porque seguem uma abordagem equivocada, focando apenas em melhorias incrementais em vez de investir em novas tecnologias disruptivas. 

Com exemplos práticos de empresas que foram bem-sucedidas ou fracassaram em suas tentativas de inovação, este livro é uma leitura essencial para líderes empresariais, empreendedores e profissionais que buscam compreender os mecanismos da inovação e aprender como podem aplicá-los em suas próprias organizações.

“O Dilema da Inovação” além de resumir os conceitos de inovação radical e incremental, ressalta a importância de saber ouvir o consumidor, investir em novos produtos e encarar mercados ainda não explorados.

Sobre o autor

Clayton M. Christensen foi um professor de administração na Harvard Business School, que ficou mundialmente conhecido pelo seu estudo em inovação dentro de grandes empresas. Seu livro mais conhecido é o O Dilema da Inovação, onde criou a teoria de Inovação Disruptiva.

 

2 – DNA do Inovador – Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen

O livro oferece uma análise profunda dos traços de personalidade, habilidades e comportamentos que definem os inovadores bem-sucedidos. Por meio de exemplos e entrevistas com alguns dos maiores inovadores do mundo empresarial, os autores apresentam os padrões comuns que diferenciam os inovadores dos demais, ajudando a compreender melhor como se tornar um inovador bem-sucedido. 

Este livro é uma leitura obrigatória para líderes empresariais, empreendedores e todos aqueles que desejam desenvolver suas habilidades de inovação e liderança, além de ser uma fonte valiosa de insights para qualquer pessoa interessada em entender melhor o processo de inovação.

 

Sobre o autor

Hal Gregersen é autor, palestrante motivacional para diversas empresas e eventos globalizados e ex-diretor executivo do MIT Leadership e pesquisador sobre Empreendedorismo e Inovação.

 

 

 

3- Dez Tipos de Inovação – Larry Keeley

 

Nessa obra, os autores oferecem uma análise detalhada dos tipos de inovação que as empresas podem buscar para impulsionar seu crescimento e sucesso a longo prazo. Com exemplos reais e estudos de caso, os autores apresentam os dez tipos de inovação, desde a inovação de modelo de negócios até a inovação de experiência do cliente, mostrando como cada tipo de inovação pode contribuir para o sucesso da empresa. 

Além disso, o livro oferece uma estrutura para avaliar e planejar a inovação, ajudando as empresas a identificar as áreas em que precisam melhorar. Este livro é uma leitura obrigatória para líderes empresariais, empreendedores e todos aqueles que desejam impulsionar a inovação em suas organizações.

 

Sobre o autor

Larry Keeley é um estrategista que trabalhou por mais de três décadas para desenvolver métodos de inovação mais efetivos para pequenas, médias e grandes empresas..

 

4 – A regra é não ter regras – Reed Hastings e Erin Meyer

Este livro é um verdadeiro tesouro para empreendedores e líderes empresariais que desejam impulsionar a inovação em suas organizações. Horowitz oferece uma nova perspectiva sobre a gestão de empresas, desafiando as regras tradicionais e mostrando como a abordagem de “não ter regras” pode impulsionar a criatividade e a inovação. 

Com base em sua vasta experiência como empreendedor, o autor compartilha histórias inspiradoras e estudos de caso de empresas bem-sucedidas, mostrando como a mentalidade de “não ter regras” pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e colaborativo. Se você quer transformar sua empresa e torná-la mais inovadora, este livro é uma leitura obrigatória.

 

Sobre o autor

Wilmot Reed Hastings Jr. é um empresário e filantropo americano. Co-fundador e CEO da Netflix e serve nos conselhos do Facebook e várias organizações sem fins lucrativos.

 

 

5 – Startup enxuta – Eric Ries

Este livro revolucionou a forma como os empreendedores abordam a criação de novos negócios, oferecendo uma metodologia inovadora para desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades reais do mercado. Com base em sua vasta experiência como empreendedor e investidor, Ries apresenta uma abordagem pragmática para a criação de startups, baseada em testes de mercado rápidos e interações constantes. 

 

O livro é repleto de exemplos práticos e estudos de caso de startups de sucesso, mostrando como a metodologia de startup enxuta pode ajudar a minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Se você quer lançar sua própria startup ou está procurando maneiras de melhorar sua estratégia de negócios, este livro é uma leitura obrigatória.

Sobre o autor

Eric Ries é um empreendedor do Vale do Silício e autor, reconhecido por ser o criador do movimento Lean Startup, uma nova estratégia de modelo de negócios que direciona as companhias startups a alocar seus recursos de forma mais eficiente.

 

 

Bônus – Transformação radical: 6 estratégias que irão revolucionar o seu negócio para ter a inovação como diferencial competitivo.

A inovação deve ser entendida como uma competência, diretamente ligada a todos os aspectos de um negócio, sendo imprescindível para a sobrevivência e o crescimento de um empreendimento.

Pedro Waengertner, Sulivan Santiago e Victor Navarrete apresentam na obra formas de implementar estratégias inovadoras em sua empresa, sendo uma uma obra definitiva com ferramentas práticas que você deve utilizar para liderar a transformação radical do seu negócio e, quem sabe, até mesmo do seu mercado.

Contando com avaliações, exercícios, canvas para aplicar com times, além de todo o conhecimento agregado dos autores em anos de trabalho com empresas e startups que desejavam inovar, o livro apresenta o caminho ideal para de aproximar das decisões e estratégias das empresas que mais crescem no mercado: as que investem na inovação como uma competência fundamental para o sucesso.

 

Sobre o autor

Pedro Waengertner é empreendedor, palestrante, professor do MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde atua há vinte anos, além de conselheiro em startups e grandes empresas. Atualmente é CEO da ACE, uma das empresas líderes em inovação no Brasil. 

Sullivan Santiago é sócio e head de produtos digitais da ACE. Cursou Ciência da Computação, é músico, amante de livros, palestrante e mentor de startups. Possui MBA em Finanças e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e ensina Inovação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). 

Victor Navarrete é  sócio e CEO da ACE Cortex, braço da ACE que oferece consultoria de inovação dedicada a implementar novas oportunidades de crescimento, eficiência operacional, transformação digital e conexões de startups para grandes empresas. 

 

Outras informações

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) 

Você também vai gostar

Posso patentear? Descubra as características de uma patente e o processo de registro de marca

O que é Transferência de Tecnologia?

Você sabe o que é uma ideia Tecnológica e Inovadora?