Fechar menu lateral

Você sabe o que é uma ideia Tecnológica e Inovadora?

Você sabe o que é uma ideia Tecnológica e Inovadora?

Tecnologia 

Tecnologia é uma palavra que já faz parte do nosso cotidiano, mas você já parou para pensar no que ela realmente significa?  De acordo com o dicionário, tecnologia é um conjunto de conhecimentos, técnicas e instrumentos que visam a criação de objetos, sistemas ou processos para facilitar a vida humana.

É importante lembrar que a tecnologia não se resume apenas ao mundo digital. Na verdade, muitas das tecnologias que usamos no nosso dia a dia são produtos de inovações que ocorreram ao longo da história.

Inovação

Inovação é a habilidade de criar uma coisa nova, ou aperfeiçoar o que já existe. 

Essa habilidade é a arte de se aproveitar de experiências já feitas, cortando o caminho de aprendizagem e testagem, aperfeiçoando, e finalmente criando um produto ou serviço novo, ou melhorando o existente. 

Para surgir o Iphone, experiências semelhantes bateram na trave. 

Inovações ao longo da história

Steve Jobs inovou e mudou o rumo da história, porém uma das invenções mais importante da humanidade é outra: a roda é, por exemplo, uma tecnologia que revolucionou a forma como nos locomovemos e transportamos cargas. 

Em uma manhã chuvosa é necessário um guarda-chuva, que por sua vez, é uma tecnologia que foi aprimorada ao longo dos séculos,  tornando-se um acessório indispensável. 

Qualidade, conforto e resistência tem nome, o tecido jeans é uma tecnologia inovadora para mineiros de carvão que foi implementada na vida cotidiana. 

É possível imaginar sua vida sem essas inovações que ocorreram ao longo da história civilizacional?

Agora que você já sabe o que é inovação, confira algumas das suas classificações: 

Tipos de inovação

De acordo com o Manual de Oslo, são considerados produtos ou serviços inovadores, mudanças totais, significativas, inovações processuais, organizacionais ou de marketing. Conheça cada uma abaixo

  • Inovação de produto: envolve mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços, criando novos produtos ou aperfeiçoando produtos existentes de forma substancial.
  • Melhoria incremental de produto: refere-se a melhorias no desempenho ou redução de custo de um produto já existente, seja por meio de mudanças em matérias-primas ou em componentes.
  • Inovação de processo: representa mudanças significativas nos métodos de produção e distribuição de produtos.
  • Inovação organizacional: refere-se à implantação de novos métodos organizacionais, como mudanças nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa.
  • Inovação de marketing: envolve a implantação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto, embalagem, promoção do produto e estabelecimento de preços de bens e serviços.

O Speed Lab 9 te ajuda a mudar o mundo

Se você tem uma ideia tecnológica e inovadora e deseja aprimorá-la, ou introduzi-la no mercado, o Speed Lab 9 é o lugar certo para você! O programa online de aceleração e desenvolvimento de startups é um ambiente de inovação que tem como objetivo apoiar empreendedores e startups na criação e no aprimoramento de suas ideias. 

O espaço oferece mentorias, workshops, cursos e outras atividades que ajudam a transformar uma ideia em um negócio de sucesso, modelando seu negócio, validando a sua ideia, ajudando na construção de um MVP, na elaboração de um pitching e na apresentação para potenciais investidores.

É impossível ficar de fora dessa!

Inscreva-se até o dia 2 de maio e mude o mundo com sua ideia.

Inscreva-se gratuitamente

Para mais informações: Setor de Empreendedorismo.

Você também vai gostar

Posso patentear? Descubra as características de uma patente e o processo de registro de marca

O que é Transferência de Tecnologia?

3 ferramentas infalíveis para transformar sua ideia em um negócio de sucesso