Fechar menu lateral

Dia da Toalha: como as ficções científicas podem influenciar no desenvolvimento tecnológico

Por Paola Curione, Bolsista no Setor de Comunicação e Marketing

 

O dia 25 de maio marca duas importantes comemorações para a comunidade nerd ou geek, pois é celebrado o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd, sendo ambos eventos de extrema importância para a cultura geek

O Dia da Toalha foi comemorado pela primeira vez em 25 de maio de 2001, duas semanas após o falecimento do escritor Douglas Adams, que criou a série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Mas por que os fãs da série usam uma toalha como símbolo? Continue a leitura e entenda tudo sobre esse dia. 

 

25 de maio: Dia da Toalha e Dia do Orgulho Geek 

No “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, o protagonista, Arthur Dent, é surpreendido em um dia pela demolição de sua casa, que fora cedida a uma construtora sem sua permissão. Ironicamente, naquele mesmo dia, ocorreu uma invasão alienígena na Terra a fim de demolir o planeta, em razão da construção de um ponto comercial e nada foi passado pelo aval dos terráqueos. 

Com o desenrolar da trama, Arthur é salvo por seu colega Ford Prefect, que na realidade era um alienígena disfarçado que estava na Terra para coletar informações para um livro que escrevia, chamado: O Guia do Mochileiro das Galáxias, que seria dedicado à dicas de viagens intergaláticas. Desse modo, durante o ataque, Arthur só conseguiu levar junto sua toalha, que, segundo Ford, é um objeto imprescindível para um mochileiro interespacial. No terceiro capítulo da série consegue-se compreender um pouco melhor sobre a importância desse ítem:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; […] você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

A partir do significado desse objeto para a obra, quando o autor faleceu no dia 11 de maio de 2001, os fãs da série literária decidiram realizar uma homenagem para Douglas Adams e, duas semanas depois de sua morte, foi criado o Dia da Toalha. Além disso, esse dia também marca a primeira estreia no cinema da saga Stars Wars, que ocorreu em 1977. Dessa forma, em 2006, os fãs das duas ficções científicas decidiram unificar as comemorações. 

 

A ficção científica e sua influência na tecnologia 

Muitas obras de ficção científica já anteciparam o desenvolvimento de diversas tecnologias, por isso, podem ser consideradas atemporais, além de que muitas refletem sobre os caminhos que uma sociedade pode trilhar com as descobertas científicas e o desenvolvimento tecnológico. 

Desse modo, o gênero ficcional pode servir como uma grande fonte de inspiração para a ciência. Diversas obras previam carros voadores, viagens interespaciais e muitos objetos tecnológicos que acabaram se tornando realidade. 

Por exemplo, tablets já eram representados no universo de Star Trek, na obra também haviam os replicadores, instrumentos capazes de materializar instantaneamente qualquer objeto, o que atualmente pode ser comparado às impressoras 3D. 

No livro de “De La Terre à la Lune”, de Júlio Verne, lançado em 1865, 3 pessoas se lançam à lua em uma espaçonave disparada por um canhão, mais de 100 anos depois Neil Alden Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na lua.

Além de influenciar indiretamente, muitas obras e autores contribuíram para o desenvolvimento científico. Por exemplo, Isaac Asimov, além de das diversas “previsões” em suas obras, foi o responsável pela criação do termo “robótica”, sendo a primeira pessoa a creditar robôs como uma possível área de estudo e desenvolvimento tecnológico.