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Como transformar uma empresa tradicional em empresa inovadora?

Por Rafael Gonçalves, Gerente de Empreendedorismo do Critt.

Hoje em dia, ouvimos falar o tempo todo sobre inovação. É um imperativo que cada vez mais as empresas entendem como fundamental para sobreviverem e se manterem competitivas. Mas nem todo negócio nasce com DNA inovador. São os chamados negócios tradicionais, aqueles cujos modelos de negócio já são consolidados e não mudam muito de uma empresa para outra.

Negócios tradicionais muitas vezes são fundados por necessidade, ou seja, por uma dificuldade financeira do empreendedor em um momento de crise. Entretanto, nem por isso, um negócio tradicional não pode se diferenciar por meio de inovações. Mas o que significa inovar?

Definições de Inovação

De acordo com o Manual de Oslo, publicação da OCDE que normatiza diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica e temas relacionados, a inovação é a introdução de bens ou serviços novos ou significativamente melhorados em termos de suas características ou usos pretendidos, ou a implementação de métodos ou processos novos ou significativamente melhorados em termos de produção, distribuição, marketing ou organização.

A Inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou melhorias significativas nos já existentes. Exemplo: os smartphones, quando foram introduzidos no mercado pela Apple nos anos 2000. Aqui cabe um outro recorte: inovação radical e incremental. A Apple quando lançou o Iphone causou uma inovação radical no mercado, no sentido de que alterou fundamentalmente o mercado de telefones móveis, forçando os concorrentes a se adaptarem ao novo paradigma. Quando a Apple lança a cada ano versões mais modernas de seus Iphones, estamos falando de inovação incremental, onde há melhorias pontuais dentro de uma família de produtos já bem estabelecida.

A Inovação de Processo é definida como a adoção ou implementação de um novo método de produção ou distribuição ou o melhoramento dos já utilizados. Como exemplo, podemos citar a automação nas indústrias automobilísticas, desde a linha de montagem do fordismo no início do século XX, até a robotização que encontramos nos dias de hoje. O processo se tornou mais ágil, eficiente e barato.

Já a Inovação de Marketing é tratado no Manual como o uso de um novo método de marketing que traga alterações na concepção do produto, em sua embalagem, no posicionamento, na promoção e/ou no preço. Um exemplo interessante de inovação mercadológica são os atacarejos, que são supermercados que unem os modelos de atacado e varejo. Tanto donos de pequenos comércios quanto pessoas físicas enxergam vantagens nesse modelo, que é baseado em economia de escala, e atrai os consumidores em tempos de crise econômica.

E a Inovação Organizacional é a implementação de um novo modelo organizacional nos negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. Aqui podemos falar do conceito de modelo de negócios, que é a forma de criação, entrega e captura de valor por parte das empresas. Uber e Airbnb, por exemplo, são empresas que adotaram modelo de negócios diferente do tradicional em seus mercados, inserindo inovação por meio da questão do compartilhamento de bens e serviços (carros e transporte, no caso da Uber, e imóveis e hospedagens, no caso do Airbnb) e obtiveram enorme sucesso.

Quais ações tomar para inserir inovação no negócio?

Ok, vimos as variadas formas que a inovação pode assumir. Mas é possível fazer isso na prática de uma empresa tradicional? A resposta é sim!

Mas….só é possível fazer isso se você coloca o CLIENTE no centro de todo os processos relacionados à sua empresa. A chave é desenhar uma PROPOSTA DE VALOR que vá ao encontro das dores, necessidades e desejos do seu cliente. Antes de tudo, você precisa conhecer o seu consumidor, fazer pesquisa de mercado, obter feedback, saber ouvir reclamações. E isso não é nada fácil!

Uma vez que você tenha descoberto o perfil do seu cliente, implemente inovações usando a sua criatividade. Claro que acompanhar tendências ajuda bastante, mas porque não trazer algo novo no mercado e na região em que sua empresa atua?

Uma padaria pode, por exemplo, agregar produtos de conveniência em sua cesta de produtos, fugindo do tradicional pãozinho e café. Uma oficina mecânica pode inovar dando atendimento personalizado aos seus clientes, por meio de um aplicativo, ou mesmo usando o whatsapp para atualizar o dono do carro do andamento do conserto. Se você é um profissional autônomo, use plataformas de conexão com os clientes, como o Get Ninjas, para aumentar o alcance junto ao público e ter mais visibilidade.

As possibilidades são inúmeras, mas uma coisa é certa: só quando o cliente é ouvido e está no centro do processo, as inovações vão trazer vantagem competitiva para o negócio. Quer aprender como inovar? O Critt tem vários programas de Empreendedorismo Inovador que podem te ajudar!