Fechar menu lateral

O que é o Critt?

Foto-Critt

 

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), criado em abril de 1995, é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre suas atribuições, estão o gerenciamento da política de inovação da UFJF e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica (IBT). Com sua qualificação como NIT, o Critt também assumiu a responsabilidade de zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

 

A atuação do Critt envolve a prospecção de projetos da UFJF para empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas. Desta forma, o Centro contribui para o desenvolvimento econômico regional, de modo a trazer, como consequência, o desenvolvimento social, difundindo tecnologias limpas, privilegiando a proteção ao meio ambiente e o respeito à natureza. Criado por meio da Resolução 16/1995 e qualificado como NIT pela Resolução 31/2005, ambas do Conselho Superior (Consu), o Critt está situado no campus da UFJF e conta com uma área de, aproximadamente, 1.300 metros quadrados.

 

MISSÃO

“Contribuir com a comunidade acadêmica e empreendedora e com o desenvolvimento socioeconômico regional, aumentando a competitividade por meio da integração da universidade com a sociedade e por meio da gestão da inovação, da transferência de tecnologia, do empreendedorismo e da propriedade intelectual”.

 

VISÃO

“Ser uma referência como centro de apoio à inovação, ao empreendedorismo e ao treinamento em Minas Gerais até 2020″.

VALORES

  • Foco em resultados;
  • Incoformismo;
  • Espírito empreendedor;
  • Trabalho em equipe;
  • Melhoria contínua;
  • Inovação;
  • Comprometimento.

 

FOMENTO E PARCERIAS

Atualmente, o Critt é parceiro de diversas entidades de fomento e pesquisa. * Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 

Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)

* Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)

Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

* Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)

* Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

* Rede Mineira de Inovação (RMI)

* Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG)

 

fomento