Fechar menu lateral

O que é o processo de incubação?

O que é o processo de incubação?

Conheça como é o processo de incubação de uma startup e descubra como ele é essencial para o sucesso deste tipo de negócio.

Introdução

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2019, seis em cada 10 empresas fecham em até 5 anos após serem abertas, evidenciando o desafio enfrentado pelos empreendedores nos estágios iniciais de seus negócios. Diante desse contexto, torna-se evidente a importância de contar com apoio especializado para superar as adversidades enfrentadas nesse período crucial para a vida de um empreendimento. É nesse cenário que as Incubadoras de Empresas se destacam, oferecendo suporte e orientação para empreendimentos em suas etapas iniciais de desenvolvimento.

Continue a leitura de nosso artigo para compreender todos os detalhes do processo de incubação.

> O que são incubadoras de empresas?

> Tipos de Incubadoras

> Incubadora de Empresas de Base Tecnológica:

> Incubadora de Empresas dos Setores Tradicionais:

> Incubadoras de Empresas Mistas

> Processo de Incubação

> Etapas do processo de incubação

> Incubando empresas com o Critt

> Como incubar a sua empresa no Critt?

O que são incubadoras de empresas?

Incubadoras de empresas são instituições que contam com ações e programas que visam auxiliar empreendimentos em seus anos e atividades iniciais como formação do plano de negócios, identificação do público, formulação do MVP, aprovação da tecnologia no mercado e posterior rodadas de investimento. Essas instituições podem ser públicas ou privadas. Em ambas, é necessário participar de um processo seletivo para que o negócio possa ser incubado.

Tipos de Incubadoras

Há três tipos de Incubadoras, que abrigam diferentes tipos de empreendimentos.

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

 Tem objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação. Como exemplo desse tipo de incubadora, pode-se citar IBT do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).

Incubadora de Empresas dos Setores Tradicionais

 É a incubadora que abriga empreendimentos ligados aos setores tradicionais da economia. Além disso, essas empresas precisam ser comprometidas com o desenvolvimento de novas tecnologias. A I9AGROTEC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um exemplo desse tipo de incubadora.

Incubadoras de Empresas Mistas

Abriga empresas dos dois tipos citados acima. A Incubadora de Empresas Mista — INCETEC é um tipo de incubadora mista.

Processo de Incubação

O processo de incubação consiste em um conjunto de ações que combatem as principais dificuldades que as empresas enfrentam em seus primeiros anos. Essas ações podem ser orientações legais, financeiras, contábeis, oferta de um espaço físico com os serviços básicos. No ambiente de algumas incubadoras, as empresas ainda podem ter acesso a capacitações e contato com potenciais investidores.

Ao longo desse processo, é produzido o plano de negócios, um guia que descreve o planejamento completo do empreendimento. Neste documento, constam desde a análise de mercado até planejamento financeiro. Além disso, no processo de incubação, a empresa promove a identificação do público, a formulação do Produto Minimamente Viável (MVP), a aprovação da tecnologia no mercado e uma posterior rodada de investimento.

Etapas do processo de incubação

O processo de incubação conta com três etapas. A primeira, pré-incubação, onde a ideia de negócio é analisada, passa por pesquisas de viabilidade e de público, além disso, é produzido seu plano de negócios. Já na etapa de incubação, o projeto é iniciado e começa a executar o seu plano de negócio e é assessorado por todos os benefícios que a incubadora dispõe.

Por fim, nas pós-incubação, a empresa já alcançou o grau de maturidade esperado e se torna independente. A empresa ainda recebe a assessoria e acompanhamento necessários para que continue seu desenvolvimento fora do espaço incubadora.

Incubando empresas com o Critt

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com uma Incubadora de Base Tecnológica (IBT). Em termos de infraestrutura, a IBT fornece às empresas incubadas espaço físico para instalação das empresas e ambientes de uso compartilhado: sala de reuniões, sala de auditório com multimídia, laboratório de informática, laboratórios técnicos, internet, biblioteca e refeitório.

Para auxiliar as empresas incubadas, a IBT tem as funções de acompanhamento das empresas incubadas no cumprimento de seus Planos de Negócios, planejamento estratégico e Planos de Ação, assim como no processo de contínuo aprendizado, através de reuniões periódicas de acompanhamento entre IBT e empresa, auxílio às empresas incubadas nos problemas de gestão de seus negócios, promoção de capacitações e consultorias, acompanhamento e divulgação dos Editais de fomento, para captação de recursos reembolsáveis e/ou não reembolsáveis, entre outros benefícios. Confira todos aqui.

Como incubar a sua empresa no Critt?

O processo de seleção de ingresso na Incubadora do Critt é feito através de um edital.

O edital estabelece que as empresas de base tecnológica poderão se instalar no Critt durante um período de até três anos, renovável mediante solicitação devidamente justificada, desde que apresentem uma proposta que será julgada segundo os critérios: conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos ou processos a serem criados, viabilidade técnica e econômica do empreendimento, viabilidade mercadológica do empreendimento, capacidade técnica e gerencial do proponente e potencial de interação do empreendimento com as atividades desenvolvidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Solicite o auxílio ao nosso setor de Empreendedorismo e descubra mais mais informações sobre a Incubadora do Critt com o Setor de Empreendedorismo — telefone (32) 2102–3435 ramal 204.

Conheça todos os serviços do Critt

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia está constantemente impulsionando a inovação e colaborando com empresas e empreendedores para transformar ideias em realidade. Com uma equipe apaixonada por tecnologia e conhecimento, oferecemos uma ampla gama de serviços para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso.

Conheça todos os serviços, programas e eventos promovidos em cada uma das nossas áreas de atuação em “Nossos Serviços — Critt — Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (ufjf.br)”.

Créditos:

Autor: Karla Edwirges

Revisão:  Vinicius Hoki

Designer: Carol Miranda

Confira mais conteúdos do Blog do Critt

Você sabe o que é uma ideia Tecnológica e Inovadora?

3 ferramentas infalíveis para transformar sua ideia em um negócio de sucesso

Posso patentear? Descubra as características de uma patente e o processo de registro de marca.

O que é propriedade intelectual e quais são as formas de protegê-la?