Sobre o programa
O programa SPEED lab tem o objetivo de criar startups (Negócio de Base Tecnológica*), trabalhando desde a fase de ideação ou operação inicial até o ingresso no mercado.
O desenvolvimento proposto às startups, acontecerá por meio de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes.
Quem pode participar?
Interessados que possuem uma ideia de negócio e equipe formada. Podem participar do processo seletivo, grupos de 2 a 4 pessoas por equipe, de qualquer idade, que estão dispostas a tirar uma ideia de cunho tecnológico do papel e se capacitarem para empreenderem em uma startup.
Como participar?
As equipes interessadas poderão se inscrever na plataforma Sympla.
Programação SPEED lab
O programa está dividido em duas etapas:
1ª ETAPA
A primeira etapa será destinada para desenvolver a ideia e realizar validações necessárias, conforme o detalhamento:
1º dia– Apresentação do programa SPEED lab e conteúdo voltado para empreendedorismo e desenvolvimento da ideia;
2º dia– Participantes apresentam suas ideias de negócios e recebem feedbacks da banca avaliativa;
3º dia– Apresentação de conteúdo voltado para a definição e validação do problema do cliente;
4º dia– Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar o problema do cliente. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa;
5º dia– Apresentação de conteúdo voltado para a definição e validação do perfil do cliente;
6º dia – Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar a definição do perfil do cliente. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa;
7º dia – Apresentação de conteúdo voltado para a definição da solução e modelagem do negócio;
8º dia – Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar a solução e modelagem do negócio. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa e seletiva.
Ao fim da primeira etapa serão selecionados 6 (seis) equipes para receberem a mentoria na segunda etapa do programa SPEED lab. Tal processo conta com avaliadores externos ao Critt/UFJF que participam da banca seletiva.
2ª ETAPA
A segunda etapa terá como foco principal desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e iniciar a captação de clientes. Além dessas entregas outros pontos serão desenvolvidos, tais como: Canvas, Definições contratuais da equipe, Plano de Marketing, Vendas, Planejamento estratégico e Estudo de viabilidade financeira.
A duração da segunda etapa será de 1 mês, com previsão de início no dia 16 de novembro de 2020. Durante o período ocorrerão apresentações de metodologias e ferramentas relativas aos temas descritos acima, mentorias e apresentações por parte da equipe visando os feedbacks.
Ao fim da segunda etapa ocorrerá a segunda banca seletiva que também contará com avaliadores externos ao Critt/UFJF. Serão selecionados negócios de Base Tecnológica com potencial de inserção na Incubadora do Critt/UFJF.
Quando será o início do programa?
A data de início será no dia 19 de outubro de 2020.
Qual será a duração do programa?
A primeira etapa terá duração de 1 mês, totalizando 16 horas de conteúdo e apresentações.
A segunda etapa terá duração de 1 meses.
Onde serão realizados os encontros?
Os encontros serão virtuais por meio do Google Meet.
Quais os dias e horários?
A 1ª Etapa acontecerá sempre às segundas e quintas-feiras, no horário de 16h às 18h. Para a 2ª Etapa, os dias e horários serão agendados com as equipes selecionadas.
Há algum custo para participar do programa?
O programa é oferecido gratuitamente.
*Base Tecnológica: atividade produtiva fundamentada no desenvolvimento de novos produtos ou processos, baseada na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras.
Inscreva-se para a 5ª edição do SPEEDlab