Fechar menu lateral

Confira o resultado do Speed Day

 

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, na última sexta-feira, 17, o evento on-line de encerramento da 10ª edição do SpeedLab. 

 

Os três primeiros projetos colocados no programa de pré-aceleração – Speedlab 10, após avaliação da banca final, composta por Débora Marques, gerente do setor de Empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves, assessor de programação e acompanhamento do Prefeitura de Juiz de Fora e Bruno Botti, bolsista do setor de Empreendedorismo, foram:

 

  • 1º lugar: Alugaê – Félix Oliveira Miranda
  • 2º lugar: Mycoapp – Melissa Pimentel Silva
  • 3º lugar: Akin – Patrick Canto de Carvalho

 

Conheça as soluções 

 

ALUGAÊ

 

Alugaê é uma ferramenta que busca se introduzir no dia a dia dos administradores de pequenos empreendimentos imobiliários, principalmente para aqueles com várias unidades, como kitnets, repúblicas e studios, e prover recursos valiosos para automatizar o processo de gestão desses empreendimentos. Nossa missão é poupar tempo, dar robustez aos procedimentos e dinamizar a documentação. Assim, garantimos segurança e tranquilidade para o aluguel do seu imóvel.

 

AKIN

 

O Akin é um aplicativo para dispositivos móveis que possibilita conhecer novas pessoas com interesses em comum, criar eventos e formar comunidades no local onde o usuário vive. Ele será um meio para criação de conexões reais baseadas em afinidades genuínas: seja o usuário amante de filmes clássicos, apaixonado por gastronomia ou esportes, o Akin será o lugar para ficar sabendo de todos os eventos que estão acontecendo na sua região, encontrar pessoas que compartilham de seus interesses, trocar experiências e fazer amizades. Nossa missão é reacender a faísca da interação humana de forma fácil e acessível, buscando contribuir não só para o bem estar social dos usuários, mas também para comunidades mais integradas.

MYCOTEST/ MYCOAPP

A solução da empresa conta com um pacote que consiste no aprimoramento do teste rápido de tuberculose e do teste de hanseníase, um aplicativo gratuito à população e um sistema de software para os profissionais de saúde. O aprimoramento dos testes se dará por meio da implementação de um QR code que irá direcionar o indivíduo ao aplicativo para se orientar acerca da doença e, esse mesmo QR code, apresentará grafia em braille para maior acessibilidade da população.

 

O aplicativo estará disponível em android e IOS, conterá com informações sobre a doença e, ao fazer o cadastro, o usuário responderá a um questionário com dados pessoais, como a região onde reside e contatos frequentes, para o posterior rastreio no sistema de software. Haverá acompanhamento do tratamento, com lembretes de medicação e se pegou a caixinha do mês, em caso de teste positivo para alguma das doenças.

 

O sistema será destinado ao uso de profissionais de saúde, visando o auxílio na busca ativa e rastreio de contatos de portadores da doença e conterá o banco de dados do app, dados do SINAN e protocolos do Ministério da Saúde. O mesmo irá gerar um cruzamento de dados e um relatório de desempenho. Esse sistema pode ser aplicado na APS, na vigilância em saúde e no centro especializado de doenças especiais.

 

Ideia vencedora

 

Félix Oliveira Miranda, um dos criadores da solução “Alugaê”, conta que ser destaque do Speed Day representou a consumação e o reconhecimento de um esforço da equipe. “Foi muito bom o Speed Lab no sentido de dar pra gente a confiança de que a gente está indo no caminho certo. Tivemos uma ideia e validamos as funcionalidades principais dessa ideia na pesquisa de mercado. Ter esse reconhecimento é importante para fazer acontecer.”

 

Outras informações: Setor de Empreendedorismo