Fechar menu lateral

Resultados e Desafios da Política de Inovação da UFJF

Com o objetivo de reconhecer publicamente os pesquisadores da Universidade que desenvolveram pesquisas com capacidade de geração de produtos, processos e serviços inovadores para a sociedade, aconteceu, no dia 18 de outubro, o evento “Resultados e Desafios da Política de Inovação na UFJF 2022”. O encontro, que teve início às 10h no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), remete também à celebração do Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19 de outubro.

Foram abordados os temas “Resultados e Desafios Institucionais e Desafios Legais”, “Resultados e Desafios na Pesquisa” e “Desafios da Política de Inovação na UFJF”. Além disso, houve a apresentação do Parque Tecnológico – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia(Critt) da UFJF, dos projetos institucionais do Critt e seus Serviços de Empreendedorismo na UFJF.

Marcaram presença no evento Marcus Vinicius David, reitor da UFJF, Fabrício Campos, Diretor de Inovação da UFJF, Ana Carolina Antunes Vidon, Gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Rafael Gonçalves, Gerente de Empreendedorismo do Critt, Adriana Menezes e Ricardo Duarte, Procuradores Gerais da Advocacia-Geral da União (AGU) na UFJF, Nádia Raposo, pesquisadora da Faculdade de Farmácia da UFJF e Membra do Comitê de Inovação da UFJF.

Além disso, aconteceu a apresentação do 1º Prêmio “Inovação UFJF”, que será entregue no dia 10 de março de 2023, no Critt, tendo como referência os anos de 2021 e 2022. O desenvolvimento do troféu teve o apoio dos professores do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF Ivan Santos, Róber Dias Botelho e Paulo Miranda, e dos alunos do Núcleo de Virtualidades e Ensaio (Nuven).

Para Débora Marques, gerente de Planejamento e Gestão do Critt e uma das coordenadoras do evento, é importante ressaltar como momentos-chave do encontro, além da apresentação dos principais resultados pela Critt, a apresentação da premiação, do prêmio de inovação.

“A conscientização das pessoas que estavam ali sobre essa temática, sobre inovação e empreendedorismo, como isso funciona na universidade, e alguns entraves que a gente enquanto equipe de governança que trabalha no Critt que a gente enfrenta é muito importante. Temos que colocar cada vez mais o tema em voga para podermos fazer com que as pessoas se conscientizem, e que mais trabalhos possam acontecer e, sobretudo, que as pessoas possam saber quais caminhos podem seguir dentro da Universidade”, pontua Débora Marques.

A Importância da Política de Inovação Principais e seus principais problemas e entraves na execução

A instituição e a publicação da Política de Inovação possibilita a oportunidade de maior agilidade e segurança jurídica para que a ciência e tecnologia geradas na UFJF possam ser melhor aproveitadas pela sociedade.

Os pontos levantados em auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) como desafios são: a implementação do novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI), nas universidades federais, a formalização das políticas de inovação, utilização das medidas de incentivo propostas no novo MLCTI, capacidade operacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) – número de TAEs alocados e serviço altamente especializado em PI, negócios, metodologias lean e agile, gestão da inovação e transferência de tecnologia e o acompanhamento e transparência dos processos de transferência de tecnologia e geração de inovação.

Também foi constatado no relatório da TCU que, embora a maioria publique em seu sítio eletrônico oficial os documentos, as normas e os relatórios relacionados com a sua política de inovação, diversos outros requisitos do MLCTI não estão sendo observados, sendo eles:
divulgação da lista completa dos projetos apoiados, de seus responsáveis e dos valores desembolsados, a divulgação de canal para denúncia de irregularidades, a íntegra dos pareceres técnicos quanto à execução do plano de trabalho e ao alcance das metas estabelecidas para o período considerado as prestações de contas dos projetos, os produtos gerados pelo projeto e os direitos de propriedade intelectual obtidos com o projeto.

Confira as fotos do evento: