Fechar menu lateral

Formas de desenvolver a criatividade na infância e se tornar um adulto inovador

A criatividade é uma habilidade característica do ser humano. É através desse mecanismo que conseguimos idealizar e construir projetos ou soluções para os problemas, tornando a vida melhor e mais prática.

O nosso desenvolvimento enquanto sociedade está atrelado a criatividade, e há diferentes formas de estimulá-la desde a infância.

Pesquisamos algumas atividades que os pesquisadores, pedagogos e psicólogos recomendam, atividades simples que auxiliam nesse processo.

1- Promover um ambiente lúdico e livre. Materiais como papel, lápis de colorir, rolos de papel e outros recicláveis são ótimos para as brincadeiras.

2- Leitura de contos de fadas. Através desses contos a criança utiliza a imaginação para visualizar as histórias e expande o vocabulário com o conhecimento de novas palavras.

3- Ouvir música e conhecer o som de novos instrumentos.

4- Reservar horários livres para a criança.

5- Incentivar atividades em grupo.

6- Compartilhar artes (literatura, pinturas, filmes) de culturas diversas.

7- Conhecer novos lugares.

A criatividade e imaginação são habilidades vantajosas no desenvolvimento de soluções inovadoras. Esse post serve como um lembrete para pensarmos sobre o potencial criativo e a importância de mantê-lo ativo, inclusive durante a vida adulta.