Fechar menu lateral

UFJF planeja ações estratégicas para Parque Tecnológico

A Diretoria de Inovação (Dinova) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, na última quarta-feira, 9, o primeiro workshop de planejamento estratégico do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PCTJFR). As ações têm como intuito a construção de um ambiente criativo e inovador de integração entre instituições de ensino e pesquisa, empresas e governo. 

A reunião foi conduzida pela Fundação Certi em parceria do Diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, e contou com a participação dos profissionais de inovação tecnológica e empreendedorismo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Na ocasião, o diretor apresentou os resultados do levantamento feito com os agentes do ecossistema de inovação para identificar as potencialidades econômicas da região e possíveis áreas de atuação do Parque. 

De acordo com o assessor da Dinova, Leonardo Frossard, as ações do Parque Tecnológico irão abordar três módulos principais: o Campus da UFJF (reforçando as atividades do Critt na área de Empreendedorismo e do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT), o Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (CIEPTEC – UFJF Norte – com parceria e atração de Empresas, centros de pesquisa) e a área da BR 040 (uma expansão com captação de empresas para realizar o investimento). O objetivo é intensificar a relação da Universidade com empresas para ações voltadas à inovação, à inovação aberta e ao empreendedorismo, além de promover o desenvolvimento socioeconômico da região por meio de parcerias com centro de pesquisas e atração de empresas: “Tudo isso ainda está em construção, com previsão do trabalho final em novembro”, afirma Frossard. 

 

Parque Científico e Tecnológico 

 

Idealizado desde 2005, atualmente o projeto está em fase de análise e estudos estratégicos para implementação. Neste momento, as equipes da Dinova e do Critt estão atualizando o Plano de Negócios e desenvolvendo o projeto para construção do prédio sede do PCTJFR. Toda a estrutura do Parque visa ao desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase na inovação. Além disso, pretende-se aproximar as universidades e centros de pesquisa da Zona da Mata ao sistema empresarial e à sociedade, de forma a contribuir com a inovação, o empreendedorismo e a geração de empregos e renda.

 

Ações desenvolvidas

 

Para a consolidação do projeto, várias ações vêm sendo desenvolvidas, como a contratação da Fundação Certi para o desenvolvimento do Plano de Negócios do PCTJFR. 

A Fundação Certi atuou inicialmente com entrevistas com pessoas ligadas a Universidades (UFJF, IFSudeste, Embrapa e Instituições privadas), Governo (Prefeitura) e Empresas (diversas empresas e startups) para mapear o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Juiz de Fora. 

Foi realizado, também, um estudo sobre o cenário econômico da região, avaliando as atividades econômicas mais relevantes (número de empresas, número de empregos gerados, VAF – Valor Adicionado Fiscal e afins). Assim, foram identificadas as maiores vocações da região, que são, segundo o estudo feito as áreas de Saúde, Alimentos, Metalurgia, Energia, Confecção, Telecomunicações, Agricultura, Fabricação de Produtos de Metal e Fabricação de Veículos. 

Foi realizado também o levantamento do potencial científico, de pesquisa e tecnológico (cursos de graduação, mestrado e doutorado), com um recorte para atividades ligadas à tecnologia. Dessa forma, viu-se o potencial científico, de pesquisa e tecnológico nas áreas Mecânica, Automação Elétrica e Física, Economia Criativa, Saúde e Fármacos, Engenharia de Infraestrutura, Químico e Materiais, Computação, Biotecnologia e Alimentos.

Com o cruzamento das análises realizadas das vocações econômicas e do potencial científico, de pesquisa e tecnológico, foi apresentada uma visão preliminar sobre os setores estratégicos de atuação do PCTJFR, que serão voltados à captação de empresas, pesquisas e investimentos ligados às áreas da Saúde e Bem-estar, Tecnologia da Informação, Energia, Químicos e Materiais, Economia Criativa e Agro (sobretudo com foco na cadeia do leite). 

Está em andamento a contratação da Empresa Gere Consultoria para a implantação da metodologia Cerne na Incubadora de Empresas da UFJF. Essa consultoria tem como foco trazer as melhores práticas de gestão de incubadoras, e posterior Certificação da Incubadora do Parque no Cerne 1. Ainda, está em andamento a contratação da Empresa SA Carneiro para o desenvolvimento do Projeto para a construção do prédio sede do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região, que ficará sediado em Juiz de Fora, a fim de criar sinergia com a comunidade acadêmica e gerar atração de empresas das áreas estratégias para parcerias e relacionamento com a Universidade.

 

Histórico

 

O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PCTJFR), cujo Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica foi concluído, terá como principal objetivo criar um ambiente de inovação e negócios, que favoreça a criatividade e a sinergia entre os empreendimentos ali instalados. O Parque será um espaço para empresas, centros públicos e privados de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), prestadores de serviços tecnológicos complexos e de apoio às atividades tecnológicas.

Toda a estrutura do Parque visa ao  desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase na inovação. Além disso, pretende-se aproximar as universidades, seus laboratórios e centros de pesquisa localizados na Região da Zona da Mata Mineira (RZMM) ao sistema empresarial e à sociedade, de forma a promover a inovação, o empreendedorismo e a geração de empregos e renda.

Para a implantação do Parque, foi instituído um Comitê Técnico, que se reúne periodicamente para discutir assuntos pertinentes à implantação e ao planejamento do PCTJFR. Atualmente, o Comitê está em fase de conclusão do relatório final de implantação, que terá informações como potencialidades e demandas da região, investimento total para implantação, localização e modelo do Parque.

O Comitê Técnico é formado pelos Conselhos Executivo e Consultivo. Tem representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, do Governo do Estado de Minas Gerais, da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EMBRAPA, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE-MG, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região – ADJFR, do Pólo de Excelência do Leite e Derivados, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI, parceiros dessa iniciativa.

 

Outras informações: 

Comunicação e Marketing – com.critt@ufjf.edu.br