Fechar menu lateral

Os desafios da mulher na tecnologia  

 

De tempos em tempos o papel da mulher na sociedade vai se ressignificando. Foi a época em que a mulher era meramente uma dona de casa. Seu papel transcendeu e hoje elas estão presentes em todas as esferas sociais e ocupacionais.

Na tecnologia, as mulheres ainda se deparam com o machismo e a predominância masculina. Porém, aos poucos e com contrastes, elas vêm ganhando espaço nesse cenário. As áreas de tecnologia e gestão no mercado empresarial estão lentamente se abrindo para as mulheres. É o que indica uma pesquisa da empresa de tecnologia para recrutamento Revelo, que concluiu que, o número de convites a mulheres para vagas nessas profissões cresceu de 12% em 2017 para 17% em 2019. Já a diferença de remuneração oferecida para homens e mulheres era de 22,4% e passou para 23,4%, nesses mesmos anos. Em números, a média da proposta de salário a elas em 2019 foi de R$ 5.531, enquanto a para eles foi de R$ 6.829.

A discrepância salarial entre os gêneros é um dos principais desafios impostos às mulheres. Isso é uma realidade de muitas profissões, inclusive na tecnologia. Mas hoje existem várias iniciativas que apoiam e incentivam a mulher a trabalhar com tecnologia.

Em 2020, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promoveu a primeira edição do Adas Tech – um programa que visa fomentar o Empreendedorismo Tecnológico Feminino. Ao todo, o edital recebeu 70 projetos para avaliação. Foram aprovadas dez propostas de ideias e projetos inovadores. Com o objetivo reforçar e incentivar o protagonismo feminino no ambiente de negócios e inovação tecnológica, o Critt preparou, para o mês de março, uma série de conteúdos e programação especial voltada ao público feminino. Hoje nós vamos conhecer a história de Ada Lovelace, uma das mulheres mais importantes na história da tecnologia.

 

Ada Lovelace: pioneira na tecnologia

Atualmente as mulheres vêm ganhando força no mercado tecnológico, mas nem sempre foi assim, nas últimas décadas era difícil encontrar mulheres no setor. Uma das primeiras mulheres a fazer história nesse segmento foi Augusta Ada Byron King, mais conhecida como Ada Lovelace devido a seu título de Condessa de Lovelace. Ada foi uma matemática e escritora brilhante, postumamente conhecida como encantadora de números, mãe dos softwares e criadora do primeiro programa de computadores da história. Ada foi uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados.

Ada foi educada como muitos aristocratas da altura, através de tutores pessoais. Manifestou desde logo uma enorme aptidão para a Matemática. Seus estudos mais avançados foram feitos sob a supervisão de Dr. Morgan. Então, ela utilizou seus conhecimentos matemáticos para criar programas para a máquina de Babbage, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo. Inventou o conceito de sub-rotina: uma sequência de instruções que pode ser usada várias vezes em diferentes contextos. Ela descobriu o valor das repetições – os laços (loops): deveria haver uma instrução que retornasse a leitora de cartões a um cartão específico, de modo que a sequência pudesse ter sua execução repetida. Ela sonhava com o desvio condicional: a leitora de cartões desviaria para outro cartão “se” alguma condição fosse satisfeita.

Nos anos 70, a linguagem ADA foi desenvolvida e batizada em homenagem a Ada Lovelace. É baseada em PASCAL, sendo uma linguagem desenhada para ser legível e facilmente mantida. A cientista morreu de câncer, no dia 27 de Novembro de 1852, com apenas 37 de idade.

 

 

REFERÊNCIAS:

“Ada Byron King (Ada Lovelace)” em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2021. Consultado em 03/03/2021 às 10:53. Disponível na Internet em <https://www.somatematica.com.br/biograf/ada.php>.

 

LAZARETTI, Bruno. “Mulheres avançam na área de tecnologia, mas diferença de salários aumenta” em UOL, 2020. Consultado em 03/03/2021 às 10:57. Disponível na Internet em <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/06/mulheres-avancam-na-area-de-tecnologia-mas-diferenca-de-salarios-aumenta.htm>.