Fechar menu lateral

UFJF lança edital para licenciar tecnologia que identifica adulteração no leite

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicou, na tarde da última terça-feira (09), o Edital N° 05/2020 para promover o licenciamento de direito de uso, com exclusividade, e a transferência de tecnologia de titularidade da UFJF, denominada de “Equipamento para identificar adulteração no leite e similares”. As empresas ou consórcios interessados em participar devem encaminhar, até o dia 15 de janeiro, a documentação prevista no item 6 do edital para o e-mail “att.critt@ufjf.edu.br”.

A tecnologia ofertada no edital está depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o n° PI – 0805121-6, com status de patente concedida (Carta Patente emitida) vigente até 17 de novembro de 2028. De acordo o edital, a tecnologia trata-se de um equipamento para identificar adulteração no leite e similares que possui um método para mensurar a corrente alternada da amostra na unidade de medição da condutividade alternada para detectar substâncias iônicas e, se o valor aferido estiver compatível com o valor padrão do líquido em análise, a amostra segue para a unidade de medição da condutividade contínua para detectar a presença de água no líquido em análise.  

A oferta pública realizada pela UFJF dispensa a licitação das empresas selecionadas, o que torna o processo menos burocrático. As empresas interessadas em obter a licença com exclusividade para explorar e comercializar o pedido de depósito de patente devem apenas atender aos critérios técnicos previstos no item 7 do edital. A seleção das propostas será feita por um Comitê Técnico designado pela Diretoria do Critt e os resultados serão divulgados até o dia 30 de janeiro de 2021. 

Acesse a página do edital para entender todos os detalhes

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail  “att.critt@ufjf.edu.br”.