Fechar menu lateral

Critt celebra 25 anos e aponta novos desafios para a inovação

reuniao1O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemorou o aniversário de 25 anos em uma videoconferência na tarde desta quarta-feira (29). Durante a ocasião, o diretor do Critt, Ignacio Godinho Delgado, os fundadores, os ex-dirigentes, o reitor e os colaboradores ressaltaram as ações de transferência de tecnologia, de incentivo ao empreendedorismo e destacaram a importância da inovação para os novos dilemas da sociedade.

 

Segundo o reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, a celebração de 25 anos do Critt aponta como a universidade foi pioneira na área de inovação tecnológica. O reitor também falou sobre o enfrentamento ao coronavírus e disse que a UFJF está atuando na produção de insumos, álcool em gel,  equipamentos de proteção individual, além da realização de testes em laboratórios e pesquisas de acompanhamento da evolução da pandemia. “Para os esforços de organização dessas ações foi muito importante o trabalho que já tínhamos dentro da Diretoria de Inovação e do Critt. Muitos esforços só foram possíveis graças à capacidade de articulação dessas equipes”, afirma.

 

Marcus David disse que a universidade deve refletir sobre novos modelos de negócios, organização econômica, reestruturação do sistema de educação e formas de ensino que não sejam baseados na relação presencial com aglomerações de pessoas. “Esse esforço vai necessitar e demandar dessa cultura inovadora e empreendedora da universidade”, diz. Marcus conclui que a celebração de 25 anos é o momento de olhar para a história e de perceber que os desafios  continuam maiores.

 


reuniao3O Critt foi criado, em 1995, na gestão de Renê Matos, em uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, dirigida por Margarida Salomão, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, liderada por Reginaldo Arcuri. Os fundadores Maurílio da Costa Souza e Carmelita Elias Vidigal lembraram os primeiros anos do centro,  parabenizaram a gestão atual pela manutenção da ideia inicial de inovação e pela valorização da missão do desenvolvimento regional. De acordo com Maurílio, o órgão sempre se caracterizou por uma estrutura flexível porque as pessoas estão abertas a novas experiências e projetos.. “A medida que aparece novas necessidades, o Critt acolhe e discute. Isso vai ser muito importante, pela fala do nosso próprio reitor, para o futuro”, explica.

 

Ignacio Delgado finalizou a cerimônia virtual agradecendo a presença dos convidados e enaltecendo o trabalho dos técnico-administrativos, terceirizados e bolsistas. “Cada dia no Critt foi de um aprendizado contínuo, que eu tive com essa equipe maravilhosa”, ressalta. Com o apoio dos colaboradores, o centro de inovação vem se vem se firmando como agente do desenvolvimento econômico regional, capaz de promover o desenvolvimento social e a difusão de tecnologias.