Microraptor UFJF participa de competição nacional de AeroDesign

A equipe Microraptor se prepara para mais uma edição da competição SAE BRASIL AeroDesign. O desafio será disputado em São José dos Campos, entre os dias 1º e 4 de novembro. Em 2017, a equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora conquistou o quarto lugar na classificação geral e foi eleito o Melhor Projeto. Para esse ano, os estudantes trouxeram um modelo totalmente novo.

equipe microraptor

O vencedor da competição será o representante do Brasil na etapa internacional, disputada nos Estados Unidos. Foto: Arquivo da Microraptor

Todos os 33 membros da Microraptor vão para a competição, na qual participam da categoria Micro. O time envia um relatório técnico da aeronave aos jurados, que são engenheiros da Embraer, contendo detalhes, cálculos, testes e conclusões do projeto.

No primeiro dia, as equipes se apresentam para os jurados, e participam de uma sabatina para obterem nota. Em seguida, o projeto é submetido a testes baseados nos desafios da indústria aeronáutica de produzir aeronaves compactas e que transportem grandes cargas.

“Nossa missão de vôo consiste em decolar a aeronave com, no máximo, 60 metros de pista e extrair uma carga com um paraquedas. Após pousar, o avião deve ser desmontado no menor tempo possível e caber em uma caixa pré-determinada. Nossa aeronave deve levar o maior peso possível e ser muito leve ao mesmo tempo”, explica Thomás Demolina, capitão da equipe.

Para a edição de 2018, a Microraptor tem como objetivo repetir o feito de ser o Melhor Projeto da Categoria e se elevar na classificação, ficando entre as três primeiras colocadas. Para alcançar a meta, o time inovou no projeto. Como conta Thomás, “levaremos um avião com motores e baterias que têm as maiores eficiências do mercado. A estrutura é composta de materiais leves e resistentes, como fibra de carbono e componentes impressos em 3D.”

Participando da competição SAE Brasil AeroDesign desde 2011, a equipe trabalha na gestão de conhecimento, sempre documentando todas as etapas de desenvolvimento do projeto e investindo na capacitação dos novos membros. O capitão conta que, nesta reta final, eles estão se organizando para a viagem: “Agora, estamos realizando os últimos testes, treinando voos, fabricando o que ainda falta, organizando o material e as aeronaves que vamos levar. Estamos ainda buscando os últimos apoiadores do projeto, que serão expostos na competição.”

Os estudantes têm um grande crescimento ao participarem de equipes de competição – sejam elas de aerodesign, robótica, prototipagem de veículos, foguetes, etc. Como destaca Demolina, “do ponto de vista do mercado de trabalho, é um grande diferencial contar com experiências práticas. A competição nos faz vivenciar todas as etapas de projeto, desde calcular, fazer testes para validar os cálculos até colocar em execução.”

microraptor aeronave

O projeto abrange todos os cálculos de uma aeronave grande, de perfil militar. Foto: Arquivo da Microraptor

A experiência vivenciada dentro das equipes de competição pode ainda ser aproveitada na área da pesquisa, tornando-se trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos e até mesmo teses e dissertações no mestrado e doutorado. No caso dos participantes da competição de AeroDesign, há ainda a possibilidade da Embraer oferecer vagas de estágio para o melhor projeto da competição e melhores colocados.

A competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de diversas áreas da Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. A competição é dividida em três categorias: Regular, Micro e Avançada.

Mais informações: Microraptor UFJF

SAE Brasil AeroDesign