Rinobot busca patrocínio para competição internacional

A Rinobot, equipe de competição de robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está classificada para participar da RoboCup 2018, que acontece em junho, na cidade de Montreal, no Canadá. A equipe busca patrocínio para representar a cidade e região.

A Federação RoboCup é uma iniciativa científica internacional  com o objetivo de avançar o estudo e a arte dos robôs inteligentes. Ao todo, o evento conta com a participação de 5 mil robôs e 24 equipes, representando 35 países.

A Rinobot participará da categoria Standard Platform League (SPL), que consiste em jogar futebol com robôs humanóides, do modelo NAO, fabricados pela empresa Aldebaran Robotics. No mundial, a equipe precisa levar cinco desses robôs para a competição, e outra demanda é atualizá-los, pois eles têm, aproximadamente, cinco anos de uso.

No total, a categoria SPL da equipe Rinobot conta com 18 membros e três áreas de trabalho que são: Visão Computacional, Estratégia e Controle. E é necessário que, no mínimo, cinco pessoas consigam ir à RoboCup2018, para representar a UFJF e a cidade de Juiz de Fora. Por isso, a equipe está buscando patrocínio e novos parceiros.

RoboCup2018

nao

Partidas de futebol são disputadas por robôs do modelo NAO

Em novembro de 2017, a equipe estreou na categoria SPL, na L Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, alcançando o primeiro lugar da categoria e da liga mista. Em janeiro de 2018, a Rinobot realizou a pré-inscrição na Robocup2018, e por já possuir um título em uma competição patrocinada pela federação, sua participação no mundial foi aceita.

Em parceria com a equipe UnBeatables (Universidade de Brasília), a Rinobot foi também inscrita na categoria Equipe Mista, com o nome AstroNAOtas. Nesta categoria é possível juntar duas equipes participantes, para uma maior integração e compartilhamento de conhecimentos.

A competição será realizada no Palais des Congrès, em Montreal, entre os dias 16 e 22 de junho. Uma das ambições da federação internacional é que, em 2050, tenha um time de robôs com habilidades para jogar contra os campeões da Copa do Mundo.

Outras informações: Equipe Rinobot