Fechar menu lateral

Aprenda a evitar 7 erros comuns na hora de montar um currículo


Já se sentiu inseguro na hora de criar um currículo? Saiba que esse é um sentimento comum entre as pessoas que estão procurando um vaga no mercado de trabalho. Um dos grandes desafios é conseguir mostrar suas habilidades e competências sem parecer superficial ou exagerado, afinal, um bom currículo precisa ser simples e completo. Confira alguns erros que, de acordo com profissionais da área de Recrutamento e Seleção, podem ser evitados em cada etapa:

 

1 – Ser desagradável no objetivo Curriculo

 

A dica aqui é evitar a bajulação da empresa. Não diga que a vaga é maravilhosa e que você nasceu pra ela ou ainda que fará a companhia crescer junto com você. O que os avaliadores esperam nessa parte é para qual cargo ou área você deseja trabalhar (não há necessidade de muitas opções). Mas preste atenção na relação entre essas áreas, pois se o candidato sugere dois cargos completamente diferentes, a impressão é de que ele está perdido em seu objetivo ou aceitará qualquer oportunidade independente de suas habilidades.

 

2 – Exagerar nos números de documentos

 

Não informe dados da sua carteira de trabalho ou mesmo do seu documento identidade no momento de redigir um currículo. A empresa só precisará dessas informações se você for contratado ou por algum outro motivo previamente esclarecido. Preencha só com os dados necessários, como nome completo, idade, e-mail, endereço completo (incluindo bairro e CEP), e informações relevantes para a vaga em questão (como carteira de habilitação, por exemplo).

 

3- Usar e-mails inapropriados

 

Se você receber um e-mail em que o remetente for “ju45lindaXXS2@…”, achará, no mínimo, antiprofissional.  A mesma impressão será passada para seus avaliadores. Prefira sempre endereços de e-mail com seu nome ou palavras neutras, evitando apelidos muito pessoais e informais.

 

4- Currículo extenso

 

Tenha em mente que este documento precisa ser um resumo dos fatos mais relevantes de sua história profissional. Profissionais com mais experiência costumam precisar de duas páginas para mostrarem suas habilidades, portanto, se você está iniciando sua carreira profissional, uma página pode ser mais que o suficiente. Dê uma atenção especial para a da formatação. As informações precisam estar claras e fáceis para o recrutador. Profissionais de áreas como design e comunicação permitem layouts diferentes e criativos, mas cuidado para não exagerar e deixar o currículo confuso.

 

5 – Não respeitar as datas

 

Mesmo que sua primeira experiência no mercado tenha sido a mais significativa para você, o ideal é organizá-las por datas, da mais recente para a mais antiga. Também é importante informar a período de atuação no cargo.  Exemplo: Mês/Ano de início – Mês/Ano de término ou Atual (caso ainda esteja vigente).

 

6 – Fotos inapropriadas

 

Utilize fotos em seu currículo apenas no caso do recrutador solicitar. Sendo necessário, não coloque fotos de redes sociais ou enquadramentos de corpo inteiro. As mais indicadas são as tradicionais 3×4 ou outra de alta qualidade que demonstre certa formalidade.

 

7. Habilidades e qualidades não técnicas

Dizer que você é honesto, trabalhador e competente não garantirá sua vaga. Esse tipo de qualidade já é quase que esperada dos candidatos que disputam um espaço no mercado. Foque em habilidades que farão diferença no seu trabalho, como cursos, capacitações, pesquisas, etc. Adjetivos em excesso são totalmente desconsiderados na triagem dos currículos.

 

 

Dicas extras:

→ Revise seu currículo e esteja atento aos erros de português.

→ Busque inspirações na internet.

→ Procure atualizar seu currículo sempre que houver uma nova informação importante e não apenas quando for tentar uma vaga.

 

Fonte: Recursos Humanos e Treinamento Critt/UFJF