Critt/UFJF, Sindicomércio e Sebrae discutem próximos passos após diagnóstico do varejo

Representantes do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio) e do Sebrae Minas Gerais (Regional Zona da Mata) se reuniram na tarde de ontem, 10, para a entrega de um diagnóstico elaborado por professores e alunos da Universidade sobre as micro e pequenas empresas da região central e de bairros comerciais da cidade, conhecido como projeto Varejo Viável.

A iniciativa, firmada por meio de uma parceria entre as três entidades, tinha por objetivo inicial mapear o segmento com o intuito de detectar quais são os gargalos, as necessidades e as perspectivas de gestores e empresários. Porém, a expectativa dos envolvidos é de que a proposta abra novos horizontes de atuação, viabilizando um suporte mais especializado ao varejo.

DSC_0554“Estamos muito contentes com essa aproximação entre a Universidade e o Sindicomércio, aqui representando o empresariado, já que as melhorias a serem propostas a partir do diagnóstico refletem diretamente no atendimento à sociedade. De posse das informações colhidas, já podemos traçar ações simples, que auxiliarão nas melhorias.”, afirma a diretora do Critt, Nádia Raposo.

A pesquisa, realizada com quase 2000 micro e pequenas empresas, foi coordenada pelo professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, Fabrício Pereira Soares, juntamente com outros professores – Fernanda Perobelli, da Fac. de Economia, Flávia Januzzi, da Fac. de Administração e Ivan Santos, do Instituto de Artes e Desing (IAD).

Além dos docentes, o trabalho também envolveu ainda 32 alunos bolsistas, que formaram uma equipe de campo multidisciplinar para levantar os dados. Para os presentes, o diagnóstico vai possibilitar o reordenamento, a expansão e a readequação das empresas, como endossa o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti.“Trata-se de um trabalho de grande importância, pois norteamos a realidade dos estabelecimentos, e poderemos traçar ações de melhoria”.

Critt/UFJF e Mercado

O Critt atua como uma ponte ligando o conhecimento gerado na Universidade e a sociedade. Qualquer empresário ou inventor independente que queira receber orientação tecnológica ou de mercado para viabilizar seu negócio, um produto ou software pode procurar o Centro, como enfatiza a diretora do Critt, Nádia Raposo. Paralelamente, o Critt também firma parcerias quando entende que há um interesse na comercialização ou licenciamento de patentes e softwares desenvolvidos por pesquisadores da Universidade.

“A Universidade gera um conhecimento que não pode ficar restrito à comunidade acadêmica. Ele tem que ser disseminado para a toda a sociedade, promovendo inovação. E o Critt faz essa ponte entre as demandas. Todos ganham quando essa interação acontece”, resume Nádia. O gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, também destacou a importância da continuidade do trabalho junto à UFJF, de forma a fortalecer o suporte acadêmico à sociedade e eliminar a distância entre os dois âmbitos.

“Iremos apresentar aos empresários tudo o que foi levantado, pensando na forma como podemos dar continuidade, tendo como foco o aprimoramento do setor”, afirmou ele. Em breve os resultados da pesquisa serão divulgados, assim como os próximos passos, a fim de contribuir para que as lacunas e pontos de melhoria encontrados possam contar com o suporte acadêmico da UFJF, por meio do Critt e de seu quadro de professores e alunos.

Outras informações: ​(32) 2102-3435 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt)

Confira a cobertura fotográfica do evento: