Fechar menu lateral

Varejo Viável – Critt, Sindicomércio e Sebrae realizam diagnóstico do comércio local

Por Flávia Machado*

A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt), firmou uma parceria com o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio) e o Sebrae para realização de um estudo diagnóstico. O projeto Varejo Viável consiste numa espécie de mapeamento das micro e pequenas empresas que atuam na cidade, com o intuito de detectar quais são os gargalos, as necessidades e as perspectivas de gestores e empresários.

Na coordenação do estudo está o professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, Fabrício Pereira Soares, que juntamente com outros três professores – Fernanda Perobelli, da Fac. de Economia, Flávia Januzzi, da Fac. de Administração e Ivan Santos, do Instituto de Artes e Desing -, e mais 32 alunos bolsistas formam uma equipe multidisciplinar que vai a campo fazer o levantamento das informações. Ao todo, 1920 empresas estão sendo entrevistadas, gerando um levantamento quantitativo e qualitativo acerca de como pequenos e micro empresários planejam seus negócios. 

Fabrício Soares explica que o levantamento já está sendo realizado junto ao comércio varejista, tendo como alvo micro e pequenos empresários e também gestores. O questionário aborda questões como inovação, localização, gestão, layout, apresentação e disposição dos produtos, dentre outros fatores determinantes para o funcionamento do negócio. O estudo, que deve ficar pronto no primeiro semestre deste ano, engloba empresas de toda cidade, sendo realizado em diversos bairros, para ter “representatividade estatística”, como observa o coordenador.

“O estudo vai possibilitar um bom retrato das carências, dificuldades e virtudes do comércio da cidade. A Universidade tem um papel importante nesse estudo que pode contribuir para a construção de políticas públicas que priorizem a realidade local.”

Uma vez realizado o diagnóstico, será elaborado um relatório conclusivo, mais abrangente, com uma espécie de panorama do comércio local. Além disso, cada empresário que participar, receberá a análise com as orientações pertinentes, como explica o presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti de Souza. “É a primeira vez que estamos realizando este tipo de diagnóstico no comércio de Juiz de Fora e acredito que o resultado será muito interessante e de extrema importância para alavancar o desenvolvimento dos pequenos negócios na cidade”, avalia. 

O analista do Sebrae, João Paulo Palmieri, esclarece que a iniciativa do projeto surgiu de conversas entre o Sebrae e o Sindicomércio, numa tentativa de entender a realidade do varejo de Juiz de Fora e traçar soluções para o empresariado local. O Critt foi procurado como parceiro que pudesse operacionalizar os diagnósticos.

“Num primeiro momento, o estudo vai possibilitar aos empresários saber quais sãos suas carências, necessidades e pontos fortes. O Sebrae pode ajudar no sentido de orientar através de cursos, treinamentos e consultorias. A longo prazo, os próximos passos serão avançar em soluções que fortaleçam o comércio local”, avalia o analista.

 

O CRITT 

O Critt atua como uma ponte ligando o conhecimento gerado na Universidade e a sociedade. Qualquer empresário ou pessoa física que queira receber orientação tecnológica ou de mercado para viabilizar seu negócio, um produto ou software pode procurar o Centro, como enfatiza a diretora do Critt, Nádia Raposo. No movimento inverso, o Critt também realiza parcerias quando entende que há um interesse na comercialização ou licenciamento de patentes e softwares desenvolvidos por pesquisadores da Universidade.

“A Universidade gera um conhecimento que não pode ficar restrito à comunidade acadêmica. Ele tem que ser disseminado para a toda a sociedade, promovendo inovação. E o Critt faz essa ponte entre as demandas do mercado e as da Universidade. Todos ganham quando essa interação acontece. A Universidade, pesquisadores e alunos trazem royaltes e os empresários ganham adquirindo conhecimento e know how para planejar melhor seu negócio, aprimorar produtos e serviços”, resume Nádia. 

 

SERVIÇO:

Coletiva de imprensa do projeto Varejo Viável

Dia 07 de abril, às 15h

Local: sede do Sindicomércio

Avenida Rio Branco, 2588/2º andar

 

*Assessora de Comunicação do Parque Tecnológico da UFJF, Latitude 21