VI Siminove reúne mais de 300 pessoas em discussão sobre a cultura do empreendedorismo acadêmico e a inovação tecnológica nas universidades

Mais de 300 pessoas, de diferentes instituições e cidades participaram do VI Siminove (Seminário de Inovação e Empreendedorismo), realizado pelo SIMI (Sistema Mineiros de Inovação) em parceria com o Critt (Centro Regional de Transferência de Tecnologia) e o Parque Tecnológico da UFJF.

O evento contou com palestrantes de diversos seguimentos que discutiram o empreendedorismo e a inovação, através de uma dinâmica inovadora, onde os cases deveriam ser expostos em trinta minutos, proporcionando assim um direcionamento para o que realmente é relevante para empreender e inovar.

A diretora do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), Adriana Ferreira, abriu a programação do evento destacando que inovar é transformar ideias em produtos que tenham valor financeiro compatível com o mercado e que realmente façam o diferencial para a sociedade. O funcionário do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), José Renato Gomes, falou sobre a importância do registro de patentes e da proteção das tecnologias pelos inventores, destacando os tramites legais do registro de patente.

Fechando a programação da manhã, a executiva da empresa BRF, Adriana Martins apresentou o case da empresa que inclui os produtos da Sadia, Perdigão, Batavo, Elegê e Qualy. Expondo os processos de inovação utilizados pela empresa e como a ação de inovar é disseminada entre o grupo BRF.

Abrindo a programação da tarde, o proprietário da Queijos & Queijos, Cláudio Furtado, falou das revoluções que as universidades públicas passaram durante as décadas de 50 e 70, com focos voltados respectivamente para a formação de profissionais capazes de movimentar a indústria brasileira e a criação de instituições, núcleos e órgãos para gerir e apoiar o desenvolvimento e projetos acadêmicos. Cláudio reforçou que vivemos o momento oportuno para promover a terceira revolução acadêmica com foco na questão da cultura inovadora e empreendedora.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Nepomuceno, destacou a necessidade de incluir no currículo da graduação a formação empreendedora como disciplina e a necessidade de estimular nos estudantes a cultura empreendedora e, fechando o ciclo de apresentações do evento, foi exposto o case de sucesso da Smarti9, empresa incubada no Critt. O professor e proprietário, Moisés Ribeiro, falou da importância e do apoio oferecido pela universidade aos projetos desenvolvidos pelos professores e alunos e como isso alavanca o processo de inovação e a vontade de empreender.

Confira a cobertura completa no Facebook do Simi.