Fechar menu lateral

Critt participa de Seminário Inovar para Crescer, do Sebrae

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) participou do Seminário Inovar para Crescer, na última terça feira, dia 29 de outubro de 2013. O evento, que começou às 19 horas, contou com cerca de 300 participantes empresários de Juiz de Fora e região que compareceram ao Victory Hotel para prestigiar o seminário promovido pelo Sebrae Minas Gerais e Endeavor Brasil.

Para Gustavo Magalhães, analista do Sebrae e organizador do evento,o foco do seminário é a inovação, temática que ainda causa certa estranheza para os empresários. “Geralmente se pensa que a inovação está ligada somente aos meios digitais, à informatização ou compra de equipamentos, mas, na verdade, a inovação está muito mais ligada a uma atitude inovadora.” Para Gustavo, o seminário propiciou uma interação importante entre empresários que inovaram e tiveram sucesso real com empresários que ainda estão buscando expandir seus negócios.

O Critt esteve presente com a palestra sobre Startups e Inovação, ministrada pela secretária executiva e responsável pelo Setor de Transferência de Tecnologia do Centro, Débora Marques. A palestrante falou também sobre empreendedorismo e apresentou o Modelo de Negócio Canvas como uma opção para formatar um modelo de negócio viável -para as Startups. Além de representar o Critt e de apresentar o Centro como instituição comprometida com a inovação, ela ressaltou que os participantes 

DSC_0552

(da esq. para a dir.) Walter Longo, Débora Marques e Gustavo Magalhães

puderam entender a necessidade de um modelo de negócio ideal e compreender questões básicas sobre empreendedorismo, que podem ser aplicadas em suas empresas. Débora Marques ainda citou a importância de quebrar paradigmas e de oportunizar a troca de informações para micro e pequenas empresas. “A participação em um evento como esse é importante porque às vezes o empreendedor tem uma ideia interessante, mas não tem conhecimento sobre agentes facilitadores como o Critt e o Sebrae, que podem auxiliar na criação e na manutenção de uma pequena empresa que tenha como foco a inovação.”

Em seguida, três cases de sucesso reais de empresários de Juiz de Fora foram apresentados. O empresário Raphael da Cunha Neto, do Brownie do Rapha, contou como teve a ideia inovadora que o levou à criação da empresa que, atualmente, tem quatro mil pedidos de franquia em todo o Brasil. Logo após, foi a vez do empresário Henrique Neves, da empresa Gemacon Tech, que ressaltou que, mesmo com uma empresa toda estruturada, é possível inovar para expandir o negócio. O último case de sucesso foi a apresentação da Ambiente Comunicação, com o empresário Webister Barbosa, que percebeu que a maioria das empresas de Juiz de Fora não tinham site e investiu em uma empresa com o objetivo de incrementar a comunicação digital. Webister, inclusive, mencionou que iniciou sua carreira no Critt, em 1998.

O destaque do seminário ficou por conta do Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm, Walter Longo. Walter tem um currículo extenso e, além de articulista, é escritor e conselheiro de empresas de Comunicação. A palestra Inovação e Imaginação, o Futuro do Presente teve um tom divertido e por cerca de uma hora e meia, Walter Longo falou de como é importante quebrar paradigmas e vencer o medo de inovar para construir uma empresa visionária. Segundo Walter, o principal problema de muitas empresas que não funcionam ou não dão certo é o medo de mudar, e a visão é o fator mais importante para o empresário que deseja expandir um negócio.

Para o empresário Diogo Fernandes, sócio da empresa Smarti9, incubada no Critt e que esteve presente no evento, o seminário foi importante para perceber que as empresas não são pequenas, apenas estão pequenas, e que esse pensamento é uma questão de visão. “Walter Longo ressaltou a questão da competitividade em alguns setores que independe do porte da empresa, foi o que me marcou. Logo, as pequenas companhias, com um modelo de negócios bem definido, ameaçam as grandes por possuírem maior capacidade de adaptação perante as demandas do mercado.” Para o empresário João Marcos Gonçalvez, que também esteve no evento e é sócio da empresa incubada Imovi, participar do seminário Inovar para Crescer foi um incentivo. “Eventos como estes são de grande valia para nós, empresários incubados. Conhecer histórias e cases de sucesso de empreendedores nos inspira e motiva a trabalhar com cada vez mais entusiasmo e acreditar em nosso negócio, desenvolvendo ações que nos permitam até, quem sabe, sermos os próximos a apresentar nosso case e continuar o ciclo, motivando pessoas.”