Fechar menu lateral

Workshop promove reflexões sobre o atual ambiente de negócios

 

 

 

 

O primeiro workshop “Estratégias para um Ambiente de Inovação”, aconteceu entre os dias 18 e 20 desse mês, contou com especialistas nacionais e internacionais que destacaram a importância da inovação no cenário atual e as estratégias de desenvolvimento de projetos inovadores. O evento teve como objetivo disseminar a cultura de inovação e de empreendedorismo no ensino superior brasileiro.

O primeiro dia de palestras foi aberto pelo Professor Doutor Paulo Augusto Nepomuceno Garcia com “Empreendedorismo e Inovação na UFJF”, em que foram abordadas as iniciativas da UFJF no segmento. Paulo contou que a primeira ação da UFJF foi o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e que “para que uma inovação dê certo, é preciso que ela traga a solução de um problema já existente. Não adianta criar um problema para daí criar uma solução porque a tendência é que esse problema seja somente daquela pessoa”.

Na mesma linha de raciocínio foi a palestra de Brenda Alves, “Políticas do Estado de Minas de Incentivo à Inovação”. Uma curiosidade abordada por ela foi que Minas Gerais é referência em programas de incentivo à inovação tecnológica em todo mundo.

Buscando trazer reflexões relacionadas ao mercado de trabalho, Sérgio Willian Pinho Carvalho ministrou a palestra “Da Inovação ao Mercado: Estratégias de Marketing para Futuros Empreendedores”. Sérgio destacou ações que não apenas inovam, mas que trazem verdadeiras soluções para a população. Um dos exemplos citados foi a plantação de banana em pleno deserto de Israel, dando ênfase à necessidade de sobrevivência que produz grandes feitos.

O segundo dia de palestras foi aberto com “Do laboratório à Empresa: Um Caso de Sucesso de Empreendedorismo” por Marcos Brandão, pesquisador e sócio da empresa de OrtoFarma. “A inovação nasce da dor, do trabalho árduo. É preciso que se tenha foco em um problema a ser resolvido para que se venha a desenvolver algo importante para o mercado”, afirma.

A palestra “Empreendedorismo e Inovação” ministrada por Patrizia Parenti destaca a grande diferença entre inventar e inovar. Sendo invenção relacionada a ideia e inovação, a chegada com sucesso de uma invenção ao mercado. Dessa forma “não adianta se focar no produto, para inovar é preciso buscar a solução de um determinado problema”.

A última exposição foi feita pelo professor Hari Bapuji que aponta o caminho para o sucesso: enxergar a necessidade da população e com isso produzir com alta qualidade e baixo custo. Além disso, o professor também destaca cinco pontos cruciais para o sucesso com essa nova parcela do mercado: conhecimento do ambiente e dos recursos disponíveis, delineamento da estratégia a ser aplicada, organização e preferências de gerenciamento adequadas à situação. Quando alcançado certo patamar de desenvolvimento, a fim de evitar a estagnação, o professor aconselha “seguir sempre inovando e melhorando a performance, a longo prazo, em um ambiente de mudança”.

Nos momentos finais, o secretário de desenvolvimento tecnológico da Univesidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  professor Paulo Garcia Nepomuceno, agradeceu a presença dos participantes e a colaboração dos membros da comissão organizadora do evento.

Para ver mais fotos do workshop, clique aqui.