Juiz de Fora sedia encontro da RMI

O Critt e a Faculdade de Engenharia da UFJF sediaram nos dias 6 e 7 de junho mais um encontro da Rede Mineira de Inovação (RMI), que reuniu gerentes, coordenadores e demais integrantes das incubadoras de empresas e parques tecnológicos do estado, associados à RMI, além de autoridades do estado de Minas Gerais. O objetivo do encontro foi apresentar a nova Superintendência da Secretaria de Ciência e Tecnologia aos novos membros da Rede.

O presidente da RMI e Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, abriu o primeiro dia de evento passando a palavra para o vice-reitor da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, que reiterou a preocupação da Universidade em incentivar a inovação através do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) e do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).

Para Paulo, o encontro foi de extrema importância, pois “nós renovamos os nossos compromissos com a Secretaria e com o Sebrae para este novo período que se inicia agora”. Além disso, Paulo também ressaltou os benefícios que essas reuniões podem proporcionar, “esses encontros geram uma aproximação entre os principais parceiros da Rede com o Sebrae, o movimento de Incubadoras de Minas Gerais, a Sectes – Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e Parques Tecnológicos para assim termos um fórum apropriado para a elaboração de políticas públicas e colaborar com o Estado para colocá-las em prática” afirmou.

Membros da Rede Mineira de Inovação

O diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, reiterou a grande importância da reunião para as incubadoras. “Nós concluímosa nossa reunião com a apresentação das experiências das incubadoras que têm a ISO 9001, onde estavam representadas a Incubadora de Base Tecnológica do Critt, a Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá. Nós tivemos a oportunidade de discutir os prós e os contras da ISO e as dificuldades vividas por cada uma das incubadoras”. O encontro terminou com a visita dos presentes ao Critt e com apresentação das instalações e colaboradores do Centro.

A RMI é uma associação que incentiva a geração de empreendimentos inovadores, a estruturação de programas, metodologias e mecanismos destinados à implementação, ao desenvolvimento e à consolidação de Incubadoras, parques tecnológicos e empreendimentos inovadores em Minas Gerais, promovendo assim o desenvolvimento econômico e social no estado.