Critt comemora 16 anos de conquistas

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemora hoje 16 anos de sucesso no incentivo ao empreendedorismo e na busca pela inovação. Nessa trajetória, o Centro graduou 24 empresas que, confirmando a estatística de incubação, permanecem firmes e fortes no mercado, contribuindo para a melhoria sócio-econômica da cidade e região.

Focado na disseminação do conhecimento, o Critt vem promovendo, ao longo desse tempo, cursos de capacitação e aprimoramento voltados à sociedade em geral e aos empreendedores, incentivando-os na criação de empresas inovadoras. Nestes primeiros quatro meses do ano, algumas palestras relacionadas à inovação, empreendedorismo e políticas financeiras já foram oferecidas pelo Centro, além dos cursos de MS Project e de Excel Avançado.

Contribuindo como instituição cidadã, para integrar Universidade e Sociedade, o Critt através do seu setor de Transferência de Tecnologia atende a demandas específicas trazidas por pesquisadores da UFJF, inventores independentes e empresários. Além disso, qualquer interessado em proteger seus inventos, marcas, designs, softwares e direitos autorais, assim como licenciar os direitos dos mesmos, poderá procurar o setor de Proteção ao Conhecimento do Centro, que orienta e apoia quanto à proteção de propriedade intelectual.

Em março deste ano, uma nova turma de empreendedores foi aprovada no edital da Pré-Incubação (o 4° edital no total). O Processo de Pré-Incubação tem duração de seis meses e vem trabalhando com o intuito de orientar alunos e professores da UFJF na elaboração do Plano de Negócios de seus Projetos Inovadores, visando identificar a viabilidade técnica, mercadológica e econômica.

A Incubadora de Base Tecnológica (IBT) da UFJF, localizada no Critt, oferece uma base estrutural e de apoio profissional aos empresários incubados no Centro. Dentre as atribuições da Incubadora estão o acompanhamento das empresas no cumprimento de seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação, auxílio nos problemas de gestão de seus negócios, buscando uma melhor articulação de seus recursos para alcançarem a qualidade dos produtos e/ou serviços, além da promoção de capacitações e consultorias. A IBT possui edital de fluxo contínuo, com período de incubação de três anos. O edital pode ser conferido no site do Critt, no link “Editais” ou “Dowloads”.

Com o objetivo de criar um espaço onde a empresa e a Universidade possam gerar sinergia em suas ações e promover um ciclo de fomento a inovações, o Critt acaba de abrir também o edital para Condomínio de Empresas. Nesse processo, serão selecionadas até quatro empresas cujas propostas deverão ser apresentadas por pessoas jurídicas e ser compatíveis com o desenvolvimento de produtos e/ou serviços de base tecnológica. Cada Empresa selecionada terá à sua disposição um espaço de uso privativo, de aproximadamente 20 m² (vinte metros quadrados), além de uma infraestrutura de uso comum, de acordo com a estrutura do CRITT/UFJF. O período de inscrição vai até 26 de maio e o edital pode ser conferido no site do Critt, no link “Editais” ou “Dowloads”.

Mais um grande passo está sendo dado pelo Critt este ano. O Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade (Sedetec), Professor Paulo Augusto Nepomuceno, e representantes da Prefeitura Municipal embarcam no mês de abril para a Europa onde participaram de reuniões com empresas portuguesas de tecnologia que têm interesse em se instalar no Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e região.

O Parque é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, que funciona no Critt. Atualmente, a criação do Parque está em fase de implantação. A previsão é de que entre os meses de junho e julho seja lançado um edital para escolha da firma responsável pela construção da insfraestrura, como limites dos lotes e arruamento, conforme o projeto elaborado. A previsão de início de atividades no local é o primeiro trimestre de 2012.

Assim, comemoramos junto aos colaboradores, à UFJF e à comunidade mais um ano de conquistas do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia de Juiz de Fora. Investindo hoje no futuro, podemos nos aproximar dele, sendo capazes de inovar e impactar a sociedade de forma socialmente responsável.