Fechar menu lateral

Participantes do Programa Mineiro de Empreendedorismo iniciam atividades na UFJF

Mestrandos e doutorandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram nesta terça (18) o segundo dia de atividades que fazem parte do EMBATE (Empreendedorismo de Base Tecnológica), seminário do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação. Esta metodologia coloca os participantes em situações típicas do cotidiano de um empreendedor e os desafia a encontrar soluções inovadoras para problemas inerentes ao processo de inovação.

Um dos diferenciais do EMBATE é a metodologia em si, que incentiva o trabalho em equipe, a participação, a iniciativa, o compartilhamento de conhecimentos e pontos de vista. Além disso, o seminário é realizado em equipes, formadas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, a princípio, não se conhecem. O EMBATE já foi ministrado em empresas e centros de pesquisa do Brasil e da Colômbia e validado como ferramenta de ativação de comportamento empreendedor.

Ao longo de cinco dias e 20 horas, cada equipe desenvolve um Plano de Inovação, um instrumento prático que permite aos participantes estruturar uma idéia inovadora – aparentemente excêntrica ou pouco promissora – em forma de produto, serviço ou processo inovador que possa ser aplicado no mercado.

No dia 21 de maio, a partir das 9h, as equipes apresentam seu Plano de Inovação para um júri composto por profissionais da academia, do mercado ou que tenham vivência na área de inovação. O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) estará presente no júri, através da participação da colaborada Débora Marques, responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia e pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII) da UFJF.  O evento é aberto ao público e será realizado na Faculdade de Educação, Prédio Novo – sala 15.

A equipe vencedora recebe como prêmio uma visita a uma empresa referência em inovação em Minas e ainda participa do fase estadual. Esta fase reúne os Planos de Inovação das 13 universidades públicas de Minas Gerais, em busca do Prêmio Final: a visita técnica a um centro de inovação internacional, com direito a levar os orientadores.

Mais informações sobre o Programa: www.simi.org.br/empreender