Fechar menu lateral

Retrospectiva 2023: as conquistas e realizações do Critt em 2023

Retrospectiva 2023: as conquistas e realizações do Critt em 2023

2023 foi um ano de inaugurações, parcerias, premiações e muita inovação. Ao longo de 12 meses, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) impactou mais de 2500 pessoas através de seus serviços e eventos. O centro também celebrou parcerias com empresas referência em seus setores, como a italiana automotiva TC Projetos – Tecnocad Group e o Grupo Energisa.

Confira abaixo todos os marcos que fizeram parte do ano do Critt.

Inaugurações

Inauguração do CrittLab

CrittHour: o Happy Hour do Critt

No mês de fevereiro, realizamos a primeira edição do CrittHour, um evento de interação, networking, treinamentos e mentorias. Este encontro presencial proporciona momentos de aprendizado, interação e descontração entre as empresas incubadas e o público em geral. Contamos com convidados(as) que abordam temas diversos ligados à inovação, empreendedorismo, tecnologia e atualidades de mercado, por meio de rodas de conversa e troca de experiências

CrittLab

Em 25 de maio, foi inaugurado o Laboratório de Ideação e Prototipagem (CrittLab), um espaço que auxilia pesquisadores e empresários, oferecendo serviços como impressão 3D, criação e modelagem de peças no SolidWorks, além de suporte na elaboração de projetos de eletrônica, elétrica e usinagem.

Segundo o diretor do Critt, Fabrício Pablo Campos, o propósito do laboratório é otimizar o design, a ergonomia e as funcionalidades de produtos e equipamentos. Ele acredita que, dessa forma, é possível oferecer apoio aos pesquisadores para materializarem suas pesquisas, aumentando a maturidade desses projetos.

A obra e a compra dos equipamentos foram realizadas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).

Prêmios e reconhecimentos recebidos

Política de inovação do Critt UFJF é premiada nacionalmente 

Giovana Barbosa seguida por Fabrício Campos, Débora Marques e Leonardo Frossard

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi destaque na 33ª Conferência da Associação Nacional de Entidade Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), sendo reconhecida com o prêmio máximo na categoria de Artigos Técnicos pelo estudo sobre os efeitos das políticas públicas de inovação e empreendedorismo do Critt. A premiação ocorreu em Brasília, no dia 8 de novembro.”

O trabalho, “Os impactos das Políticas Públicas de Inovação e Empreendedorismo: O Caso do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora”, foi co-redigido pelo analista de processos da TC Projetos, Idílio Delgado; pela gerente de empreendedorismo do Critt, Débora Marques; pelo diretor de Inovação, Fabrício Pablo Campos; e pelos bolsistas do setor de empreendedorismo, Flávio F. Reis e Pedro Taizo Filgueiras Kitamura.

Homenagem no 6º Encontro de Empreendedorismo & Inovação de Juiz de Fora e Região

Fabrício Campos recebendo a premiação de João Carlos Batista

No dia 30 de novembro, a UFJF recebeu uma homenagem pelas realizações em prol da educação do Brasil no 6º Encontro de Empreendedorismo & Inovação de Juiz de Fora e Região.

Fabrício Campos ao lado de Heitor Villela (Paraibuna Embalagens)O diretor do Critt e de Inovação da UFJF, Fabrício Pablo Campos ,esteve presente no evento representando a Universidade.

“É muito importante receber esta homenagem em reconhecimento pelas realizações em prol da educação do Brasil com especial destaque pelas ações de Empreendedorismo e Inovação desenvolvidas pela Universidade. Cumprindo o dever de transformar conhecimento em benefício para a sociedade sendo capaz de criar transformação social por meio do empreendedorismo e inovação “, pontuou o diretor do Critt.

Impulsionando a Inovação em Juiz de Fora e Região

Em 2023, o Critt atuou como agente de impulsionamento da Inovação em Juiz de Fora e Região. Participou ativamente de projetos, eventos e da criação da lei municipal de inovação.

Sistema de Inovação de Juiz de Fora

Cerimônia de assinatura do projeto de lei que cria o “Sistema de Inovação de Juiz de Fora”

Neste ano, o Critt foi agente participativo na construção da Lei que institui o “Sistema de Inovação de Juiz de Fora”, norma sancionada em 4 de dezembro.

O Projeto de Lei objetiva atrair negócios inovadores, prevendo, entre outras medidas, formas modernas de cooperação entre o setor público e a iniciativa privada em favor do desenvolvimento de Juiz de Fora, além da integração mais dinâmica da academia, setor produtivo e sociedade civil.

“Com esta lei, Juiz de Fora se torna ainda mais atrativa para novas empresas de base tecnológica em um ambiente que fomenta a criação, a atração e a retenção de empresas inovadoras”, destacou Fabrício Campos.

Rede Mineira de Inovação (RMI)

Em 2023 representantes do Critt participaram da 2ª e 3ª Reunião Anual de 2023 da Rede Mineira de Inovação (RMI), o  evento que visa congregar as entidades que promovem ações relativas à gestão do empreendedorismo no estado de Minas Gerais.

XXVº Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Em 23 de novembro o diretor de inovação da UFJF e do Critt, Fabrício Pablo Campos, e as gestoras de projetos do NIT, Alessandra Brandão, Débora Salles e Renata Fernando, participaram do XXVº Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em Belo Horizonte.

Nova plataforma virtual de serviços do Critt

Em 29 de setembro, foi divulgado o projeto de lançamento da nova plataforma virtual para os produtos e serviços do Critt através de um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Com a aprovação da proposta submetida à Fapemig, será desenvolvida uma plataforma virtual que, além de facilitar a transferência de tecnologias da Universidade para a sociedade, deixará todos os serviços do Critt acessíveis on-line. O projeto concilia as necessidades do Nit, da Incubadora de Base Tecnológica do Critt (IBT) e do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora.

Parceria internacional

Buscando uma maior aproximação com os conhecimentos sobre Direito Intelectual em outros países, em 23 de agosto, o Critt recebeu a visita da Dr.ª Paolla Bertoloze, Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI).

Segundo a Gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica, Dr.ª Ana Carolina Antunes Vidon, “Esta aproximação possibilitará a troca de experiências e conhecimentos acerca do Direito Intelectual no âmbito luso-brasileiro e contribuirá para o fortalecimento da relação universidade-empresa”.

Missão Empresarial

Margarida Salomão seguida por Marcus David, Fabrício Campos e Aloísio Vasconcellos

Em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, o Critt promoveu a 4ª Missão Empresarial, evento que apresentou o Centro e a UFJF para empresários de Juiz de Fora e região. O encontro teve como objetivo gerar parcerias e networking entre os empreendedores, a instituição de ensino e as startups integrantes da Incubadora de Base Tecnológica (IBT).

A missão contou com a presença do reitor da UFJF, Marcus David, e de autoridades como a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, o secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ignacio Delgado, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Aloísio Vasconcellos.

Inovação na UFJF

Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) da UFJF

‎Em 2023, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFJF ampliou seu banco de patentes, sendo responsável pelo depósito de 22 patentes. Além disso, foram registrados 11 softwares, 2 projetos de desenho industrial e 9 marcas.

A equipe do NIT também celebrou dezenas de projetos com empresas de diversos nichos, transferindo tecnologias e know-how gerados na Universidade Federal de Juiz de Fora para o mercado.

Confira a lista de projetos celebrados aqui.

Inovação Tecnológica para a saúde da mulher

Laura de Andrade Junqueira e Nádia Rezende Barbosa Raposo com o protótipo do anel

Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveram, em parceria com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), um novo modelo de anel vaginal. O dispositivo intravaginal tem por objetivo a liberação de insumos farmacêuticos ativos e/ou outros insumos químicos ou biológicos, com características diferenciadas de adaptação ao colo do útero e cúpula vaginal.

Os professores da Faculdade de Farmácia, Nádia Rezende Barbosa Raposo e Marcos Antônio Fernandes Brandão, o professor da Faculdade de Medicina, Geraldo Sérgio Farinazzo Vitral, e os doutorandos do Programa de Pós graduação em Saúde (PPgS), Laura de Andrade Junqueira e Francisco José Raposo são os responsáveis pelo projeto.

Saiba mais sobre a invenção aqui.

Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF)

Leonardo Frossard à esquerda, seguido por Marcelo Ferro Garzon, Targino Araújo Filho e Fabrício Campos

Usina Solar Fotovoltaica

Em 2023, o Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora (Partec JF) deu início a mais uma etapa de seu processo de operacionalização. No dia 10 de julho, foi assinado o termo de concessão para a instalação da Usina Solar Fotovoltaica. O Termo foi firmado entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a UFJF. O período de concessão será de 25 anos.

Visita técnica da UFSCar

Em 22 de julho, a equipe do Partec JF, representada por Fabrício Campos e pelo economista da UFJF, Leonardo Miranda Frossard, recebeu em uma visita técnica à UFJF, os representantes da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino Araújo Filho e Marcelo Ferro Garzon. A visita objetivava conhecer as estratégias para a operacionalização do Partec JF e possíveis parcerias com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Oficial.

Comitiva Brasileira sobre o Estudo do Uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF)

Visita técnica ao Instituto de Tecnologia Energética (IFE) do Instituto Norueguês de Pesquisa do Ar (NILU)

A Comitiva Brasileira sobre o Estudo do Uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), que conta com Fabrício Pablo Campos, Nícolas Glanzmann e Adilson Silva como representantes da UFJF, realizou uma série de visitas técnicas ao longo do ano com o objetivo de consolidar o uso deste tipo de combustível no país.

Em 2 de fevereiro, a comitiva participou de três agendas oficiais com o Ministro conselheiro para assuntos econômicos, Rodrigo Godinho, e o diplomata João Marcelo na sede da Embaixada Brasileira em Washington, D.C.

Em 15 de setembro, se reuniu no Aeroporto de Oslo com representantes da Avinor, empresa estatal que opera os aeroportos da Noruega. Posteriormente, no dia 22, fez uma visita técnica à Refinaria da Neste, em Porvoo, Finlândia, e, em sequência, seguiu para Amsterdã, nos Países Baixos, onde se reuniu no Hub Global de Desenvolvimento de Negócios em Aviação Renovável da Neste.

Visitas Técnicas

Visita técnica ao Órbi Conecta

No dia 10 de fevereiro, a equipe do Partec JF e membros do Critt, realizaram uma visita técnica ao tecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Já em junho, no dia 29, membros do Critt, do Partec JF e empresários das startups incubadas na IBT, conheceram as instalações do Órbi Conecta e no dia 30 participaram do Minas Summit, ambas visitas em Belo Horizonte.

Empreendedorismo

Confira os destaques do setor de empreendedorismo do Critt e das startups incubadas no centro.

Novos integrantes e formandos da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) 

Cerimônia de graduação da Startup Mais Controle

Três empresas ingressaram na Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Critt em 2023. Selleri, Âmbar e Licitei tiveram êxito em suas apresentações de planos de negócios para a banca avaliadora e agora compõem o quadro de startups incubadas pelo Critt.

Já as startups Imersa, Robotictech e Mais Controle, concluíram o seu período de incubação na IBT, graduando-se em 2023. As startups agora são integrantes do Condomínio de Empresas do centro.

Destaques das empresas da IBT

Plataforma Juristta

A Robotictech criou uma solução para a medição dos gastos com a iluminação pública em municípios. A empresa ainda participou da edição de 2023 do Rio Innovation Week.

A Juristta , desenvolveu uma ferramenta que concilia o Metaverso e o Chat GPT, com o objetivo de recriar a experiência de uma sessão jurídica e todas as suas características em um ambiente digital.

A Codi Academy desenvolveu o Codi Nexus, uma tecnologia também baseada em Chat GPT, para auxiliar o processo de aprendizagem de seus alunos.

A plataforma MattZero, da startup 4Matt Tecnologia, foi aprovada para o programa “Scale” da Google for Startups.

As startups Juristta e Licitei foram selecionadas pelo Programa 1k+ e participaram do Startup Summit 2023.

Por fim, a Licitei foi selecionada para o programa Microsoft for Startups Founders Hub e recebeu um aporte da Dome Ventures.

Programas de empreendedorismo

1ª edição do hackathon Hackers do Bem

O Critt deu continuidade aos seus programas de empreendedorismo em 2023. Ao longo do ano, o centro promoveu duas edições do Start-Empreendedorismo Científico, a nona e a décima edição do SpeedLab, edições mensais do Speed Idea e uma edição do Adas Tech, programa do centro voltado para o empreendedorismo tecnológico feminino.

O Critt ainda realizou uma parceria com o Hackathon Hackers do Bem da Rede Brasileira para Educação e Pesquisa (RNP). Nos dias 16 e 17 de setembro, o Critt sediou a primeira edição do hackathon, que ocorreu durante o 23° Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).

Promoção gratuita de capacitações

Evento Mostra de Profissões

Em 2023, o Critt promoveu mais de 60 palestras e workshops que abordaram temas como inovação, empreendedorismo, finanças, tecnologia, gestão empresarial, marketing e desenvolvimento pessoal.

A palestra “Usando o ChatGPT para destravar seu marketing” foi um destaque, tendo o maior recorde de participantes da história do centro. Já a Mostra de Profissões, desenvolvida pelo setor de Treinamentos, alcançou um novo público, composto por estudantes do ensino médio, convidando-os para conhecer os cursos ofertados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Critt também esteve presente em uma série de eventos de inovação e empreendedorismo no país, como: World Creativity Day; Cidades Resilientes; E-cidades; Minas Láctea; JF Summit; IX Fórum de Desenvolvimento, Rio Innovation Week e o Deep Tech Summit.

Parcerias celebradas

Parceria com o Grupo Energisa

O Critt realizou parcerias com empresas referência em seus setores no ano de 2023.

Em 10 de junho, o centro celebrou a parceria com a empresa italiana automotiva TC Projetos, que está no ramo automotivo há 37 anos na Itália, fornecendo tecnologia para gigantes referências no mercado como Ferrari, Maserati, Iveco e Stellantis.

Em 14 de dezembro, firmou parceria com  o grupo de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, Grupo Energisa, para o desenvolvimento de protótipos inovadores usando o Laboratório de Ideação e Prototipagem – CrittLab.

Conteúdos do Blog

Para o Blog do Critt, ao todo, foram publicadas 18 novos conteúdos com temáticas como Inovação, tecnologia, empreendedorismo, leis de incentivo fiscal, processos de incubação, patentes e transferência de tecnologias.

Confira todos os conteúdos aqui!

Critt 2024

Siga as redes sociais do Critt para saber em primeira mão todas as novidades do centro em 2024:

Instagram

Linkedin

Site 

Créditos

Redação: Karla Edwirges e Vinicius de Souza Silva

Revisão: Vinicius de Souza Silva

Design: Maria Carolina Miranda

Dados referentes de janeiro a dezembro de 2023 através disponibilizados pelo setor de Planejamento e Gestão do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).