Fechar menu lateral

Critt apresenta tecnologias da UFJF para empresários de Juiz de Fora e região

 

Na última quinta-feira, 5, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) promoveu em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) a 4ª Missão Empresarial.

 

 

O evento que apresentou o Centro e a Universidade Federal de Juiz de Fora para empresários de Juiz de Fora e região, teve como objetivo gerar parcerias e networking

entre os empreendedores, a instituição de ensino e as startups integrantes da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Critt.

 

 

Para o diretor de Inovação da UFJF e do Critt, Fabrício Pablo Campos, o evento tem um importante papel no processo de aproximação da Universidade com o setor produtivo:

“Tivemos a oportunidade de apresentar os diversos programas oferecidos pela universidade através do Critt. São programas que levam em consideração a oportunidade de transferência de tecnologia, programas que levam a oportunidade do desenvolvimento de novas empresas ou atração de empresas para nossa região através dos nossos programas de empreendedorismo”.

 

O presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcellos, destacou o objetivo da associação em aproximar os empresários das soluções tecnológicas desenvolvidas na Universidade:

“Nós temos o objetivo de aproximar da área de conhecimento da universidade, sobretudo no Critt, onde é gerado conhecimento de grande interesse da classe empresarial. Isso para nós é extremamente importante. A classe empresarial precisa e necessita desse conhecimento que a universidade tem aqui. Então a Associação Comercial tem como objetivo criar pontes, unindo esses dois lados,  o que é benéfico para ambos”.

 

A missão contou com a presença de Marcus David, reitor da UFJF, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão e o secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)Ignacio Delgado.

 

 

Marcus David ressalta a relevância de trazer empresários para conhecer o que é desenvolvido dentro da Universidade:

“É importante destacar a oportunidade de trazer vários empresários dentro da universidade para conhecer a universidade, conhecer tudo que a universidade representa, tudo que a universidade faz. Mas, além disso, essa missão empresarial também vai possibilitar a celebração de uma série de parcerias entre a universidade e o setor produtivo, para que nós possamos  transferir a inovação entre a universidade e o setor produtivo, para que nós possamos  transferir a inovação para essas empresas de forma a melhorar a capacidade competitiva das empresas da região”.

 

Margarida Salomão reforçou a importância das parcerias entre a UFJF e a Prefeitura:

“como prefeita, eu tenho recorrido à UFJF para a construção de soluções e estabelecimento de parcerias porque esse é um celeiro de conhecimento, desenvolvimento e crescimento. Além disso, destaco a contribuição da Universidade e da nossa cidade para a economia de toda a região da Zona da Mata, exercendo um papel de protagonismo”.

Já para o secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e Ex-diretor do Critt, Ignacio Delgado,  participar da “missão empresarial” foi um momento de grande emoção.

“A aproximação da UFJF com o empresariado da cidade é, talvez, o principal mecanismo para que Juiz de Fora materialize todas as potencialidades de desenvolvimento existentes na cidade. A UFJF é uma das principais universidades brasileiras e, nos últimos anos, apresentou um desempenho espetacular no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação. Além da relação com seu ecossistema empreendedor,  as empresas da cidade podem buscar parcerias para prestação de serviços e projetos de pesquisa,  desenvolvimento e inovação, acentuando sua competitividade e fortalecendo a economia de Juiz de Fora”, explica Delgado.

Após a mesa de abertura, os convidados realizaram visitas guiadas ao Planetário e ao Observatório do Centro de Ciências.

Posteriormente, visitaram o prédio do Critt, onde foram apresentadas as suas instalações, o CrittLab, Laboratório de Prototipagem, e os programas e serviços que o centro oferece como possibilidades.

“Entendemos que nesta noite tivemos uma representatividade muito grande dos diversos atores dessas cadeias no desenvolvimento da nossa região. Tivemos a oportunidade de apresentar os diversos programas oferecidos pela Universidade através do Critt. São programas que levam em consideração a oportunidade de transferência de tecnologia, do desenvolvimento de novas empresas ou atração de empresas para nossa região. Foram apresentadas algumas das soluções desenvolvidas no programa de incubação e as empresas tiveram a oportunidade de demonstrar suas tecnologias e seus modelos de negócio. Por um outro lado, as empresas que vieram nos visitar apresentaram possíveis demandas de parcerias e inclusive de contratação dos serviços das empresas incubadas no Critt”, conta o diretor de Inovação e do Critt , Fabrício Campos.

Confira a galeria de fotos do evento aqui.

 

Conheça os serviços do Critt

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia está constantemente impulsionando a inovação e colaborando com empresas e empreendedores para transformar ideias em realidade.

 

Créditos

Redação e fotos: Vinicius de Souza Silva