Fechar menu lateral

Fapemig aprova projeto do Critt para criação de nova plataforma virtual

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) teve um novo projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Intitulado “Otimização e Informatização dos serviços do Núcleo de Inovação Tecnológica, em consonância com a Incubadora de Base Tecnológica e o Parque Tecnológico de Juiz de Fora e Região”, a iniciativa visa criar uma plataforma virtual que, além de facilitar a transferência de tecnologias da Universidade para a sociedade, deixe todos os serviços do Critt acessíveis on-line.

 

Ana Carolina Antunes Vidon, Gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), explica que a oportunidade surgiu de um edital da Fapemig que vislumbrava conciliar as atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica com demais ambientes de inovação dentro da cidade. “Nós fizemos então uma proposta conciliada entre o Nit, a Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e o Parque Tecnológico, todos integrados no Critt. Além disso, na proposta também está incluída parte do empreendedorismo de Governador Valadares.”

 

A plataforma virtual funcionará como um escritório de inovação, que ligará a Universidade Federal de Juiz de Fora, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa, funcionando como um ambiente virtual de busca de serviços, contratação, monitoramento e divulgação. Dessa forma, empresas poderão buscar por ideias e projetos, enquanto os pesquisadores poderão ofertar suas tecnologias e/ou converterem seus conhecimentos em modelos de negócios.

 

A atuação conjunta entre o Nit, a IBT e o Parque Tecnológico visa juntar pesquisadores da UFJF em uma competição de Inovação e Tecnologia e possuirá como objetivos: captar produtos/processos, desenvolvidos na Universidade, passíveis de proteção nos órgãos competentes e com potencial mercadológico; estimular a capacitação quanto à gestão de ativos intangíveis, à proteção da propriedade intelectual, e a transferência de tecnologia, por meio de licenciamentos a empresas; fomentar a capacidade empreendedora dos pesquisadores; capacitá-los nos conceitos básicos de propriedade intelectual e de relação com empresas, possibilitando um maior engajamento em atividades empresariais e o suporte a ser dado a elas; e premiar as propostas mais inovadoras. 

 

“O impacto esperado é que com essa questão da informatização e otimização dos serviços prestados pelo Critt, em geral, tenha um possível melhor alinhamento e atendimento de demandas que vem de fora da Universidade, para que possam ser atendidas aqui. Disponibilizamos nossos serviços de uma melhor forma tendo uma interação maior com a população”, pontua Vidon.

Serviços do Critt

Conheça todos os serviços, programas e eventos promovidos em cada uma das nossas áreas de atuação em “Nossos Serviços — Critt — Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (ufjf.br)”.

Autor: Karla Edwirges

Revisão: Vinicius Hoki

Designer: Larissa Simões