A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi destaque na 33ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que reconheceu com o prêmio máximo na categoria de Artigos Técnicos o estudo sobre os efeitos das políticas públicas de inovação e empreendedorismo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). A premiação aconteceu após a apresentação do trabalho na capital federal, Brasília, durante a última quarta-feira, 8 de novembro.

O artigo intitulado “Os impactos das políticas públicas de inovação e empreendedorismo: o caso do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora” explora a influência dos marcos legais de inovação em âmbito federal, institucional e municipal, detalhando como essas diretrizes impactaram os resultados da gestão da inovação e do empreendedorismo no Critt e na UFJF.

Autores do artigo na premiação (Foto: Divulgação)

O diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, expressou seu contentamento com o reconhecimento, destacando a importância das estratégias implementadas pela universidade para avançar sua agenda de inovação e os benefícios decorrentes para a comunidade acadêmica e empresarial.

O trabalho foi co-redigido pelo analista de processos da TC Projetos, Idílio Junior; pela gerente de empreendedorismo do Critt, Débora Marques; pelo diretor de Inovação e do Critt, Fabrício Campos; e pelos bolsistas do setor de empreendedorismo do Critt Flávio Reis e Pedro Kitamura.

A gerente de empreendedorismo ressaltou a longa trajetória do Critt em impulsionar o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Juiz de Fora e região. “Então, trouxemos esse artigo que problematizou os impactos tanto da política de inovação que conseguimos implementar na Universidade, quanto da nossa contribuição na construção do projeto de lei da legislação municipal de inovação. Não podemos deixar de agradecer à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que apoiou o projeto e os bolsistas envolvidos na redação do artigo.”

Além das fronteiras de Juiz de Fora e região, o artigo pode auxiliar no desenvolvimento de ações de inovação e empreendedorismo no país, levando o conhecimento de práticas já consolidadas. “Acredito que o artigo funcionará como referência para outras instituições de ensino e núcleos de inovação tecnológica interessados em implementar a legislação de empreendedorismo no Brasil, atuando com um guia geral”, aponta Idílio Junior.

Já Flávio Reis comenta sobre a alegria de ver o resultado do trabalho desenvolvido. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho duro e dedicação de toda a equipe, que se dedicou a produzir um conteúdo de qualidade e relevante para o campo do empreendedorismo. Esse prêmio é um incentivo para continuarmos trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil”.

Critt

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), fundado em abril de 1995, é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre suas atribuições, estão o gerenciamento da política de inovação da UFJF e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica (IBT). Seus serviços compreendem o auxílio ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnologias, a proteção de propriedade intelectual, a incubação de startups e a promoção de treinamentos.

Conheça todas as formas de como o centro pode auxiliar no desenvolvimento de sua pesquisa, tecnologia ou negócio aqui.

33ª Anprotec

A Conferência Anprotec é fruto da parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento ocorreu entre os dias 6 e 9 de novembro, na capital federal, e serve como ponto de encontro para uma rede diversificada de mais de 350 membros, incluindo incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, espaços de coworking, hubs de inovação, além de instituições acadêmicas, órgãos governamentais e outras entidades dedicadas ao setor.