Acordo entre UFJF a Prefeitura propõe modernizar a iluminação do anel viário da UFJF, substituindo as luminárias convencionais por modelos de LED. (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) firmaram um termo de concessão de uso de uma área localizada no Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Transferência de Tecnologia e Cultura (Cieptec-UFJF Norte), com o objetivo de construir uma usina solar fotovoltaica. Esse acordo tem duração de 25 anos e busca promover a geração de energia limpa, além de contribuir para que o município se torne um polo nacional de energia renovável.

A usina fotovoltaica será instalada no telhado do prédio principal do Cieptec-UFJF Norte, localizado no Distrito Industrial, módulo 2 do Parque Tecnológico de Juiz de Fora (Parctec JF). A área disponível para esse fim abrange, aproximadamente, 14.000 m², com uma área de reserva técnica de 2000 m². A data de implementação da usina está sujeita à contratação e instalação pela Prefeitura, prevista para ocorrer ainda em 2023.

O reitor da UFJF, Marcus David, expressa entusiasmo em relação a essa iniciativa e ressalta a importância desse investimento. “É mais uma parceria com a Prefeitura que traz grandes benefícios para Juiz de Fora e para a Universidade, principalmente, por nos colocar em uma posição de liderança em termos tão relevantes, como energia limpa, sustentabilidade e políticas ambientais responsáveis.”

Como parte do acordo, a Prefeitura moderniza a iluminação do anel viário da UFJF, substituindo as luminárias convencionais por modelos de LED. Essa medida tem o objetivo de reduzir os custos. Além disso, serão realizadas melhorias na subestação e na iluminação do módulo 2 do Parctec JF. Outra ação planejada é a reforma do telhado da principal edificação do Cieptec, permitindo a utilização do espaço.

A iniciativa conjunta está alinhada com as diversas ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, Inovação e Competitividade (Sedic), que está vinculada à Prefeitura.

Concessão

Atualmente, anel viário é composto por 186 postes com lâmpadas convencionais, conforme levantamento realizado pela Proinfra. (Foto: Carolina de Paula)

A construção do protocolo de intenções e todas as negociações, assinados em 2022 entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF, contaram com a participação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Segundo o diretor de Inovação, Fabrício Campos, a instalação da Usina Solar contribui com a iluminação do município, e também consolida o Centro de  Excelência em Energias Renováveis, gerando novas oportunidades de pesquisa e atração de empresas nessa área.

“Essa iniciativa terá a capacidade de atrair, de forma ampla, empresas, projetos e investimentos com foco em “Zero Carbono”, “Energias Verdes” e Sustentabilidade. Essa abordagem já desperta interesse por parte de entidades parceiras. Com essa estratégia, a UFJF tem a oportunidade de consolidar as ações propostas no projeto do Parque e, também, de aprimorar a infraestrutura do local”, pontua o diretor.

Ainda de acordo com Campos, a Universidade tem uma grande oportunidade de se tornar um dos poucos centros na região sudeste do Brasil, com o potencial de atrair investimentos e pesquisas para o campo das energias renováveis. Destaca também o potencial de atração de pesquisa e produção relacionadas ao Hidrogênio Verde.

“O Hidrogênio Verde é obtido a partir da eletrólise da água, com baixa ou nula intensidade de carbono, utilizando energias limpas e renováveis. A produção de energia elétrica limpa no Cieptec-UFJF Norte possibilitará a complementação da cadeia de produção do Hidrogênio Verde com baixo, ou nulo, impacto ambiental”, enfatiza Campos.

Como será a usina solar fotovoltaica?

A usina solar é uma central geradora de eletricidade que utiliza uma grande quantidade de painéis fotovoltaicos ou outras tecnologias para converter, diretamente ou indiretamente, a luz solar em energia elétrica, enviada para as áreas urbanas, por meio de linhas de transmissão.

O sistema a ser instalado apresenta como característica principal um modelo de distribuição de energia solar fotovoltaica, que fornecerá uma capacidade total de 1900,8 kWp. Serão utilizados 3.456 módulos de 550Wp, distribuídos em 12 inversores de 125kW, organizados em 216 arranjos para aproveitar ao máximo os raios solares.

A estimativa é que a usina gere uma média diária de 7.048 kWh de energia, considerando uma hora de sol a pico (HSP) de 4,635 e uma eficiência do sistema de 80%. O período de operação efetivo será durante o horário fora de ponta, de 9h às 16h.

Novo sistema de iluminação no anel viário

Em 2015, a UFJF realizou a troca das lâmpadas convencionais pelas de LED no entorno do prédio da reitoria e nas áreas ao redor dos institutos. A nova concessão, com duração de 25 anos, tem o objetivo de concluir a substituição em todo o anel viário, composto por 186 postes de luz, conforme levantamento  realizado pela Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).

O engenheiro eletricista e presidente da Comissão Permanente de Gestão de Energia (CPGEN), Vagner Reis, enfatiza que a troca traz benefícios significativos, especialmente em relação à redução do consumo de energia e à manutenção do serviço.

“As lâmpadas de LED são mais econômicas e possuem uma vida útil mais longa, com duração em média de 19 mil horas, o que pode gerar grandes benefícios para a Universidade. A expectativa é aguardar a apresentação do projeto pela Prefeitura de como será feito o serviço”, finaliza Reis.